DestaquesSegurança

Ciclone extratropical está confirmado para Santa Catarina, com ventos fortes e risco no mar

A atuação e formação de um ciclone extratropical irá influenciar de forma significativa o tempo e o mar em Santa Catarina até quinta-feira (11/12). Entre segunda (08) e terça-feira (09), o estado deve enfrentar temporais com chuva intensa, com risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Também não está descartada a ocorrência de tempestades severas, com vendavais e queda de granizo, especialmente entre a tarde e noite de segunda.

No Grande Oeste, Planaltos e parte do Vale do Itajaí, os temporais ganham força entre a tarde e noite de segunda, avançando até a manhã de terça. Já dos Planaltos ao Litoral, a instabilidade se intensifica entre a madrugada e manhã de terça, com volumes elevados de chuva em curto período, exigindo atenção especial na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul. No litoral, o vento nordeste sopra forte ao longo da terça-feira.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Na quarta-feira (10/12), embora o risco de chuva diminua, o vento associado ao ciclone ganha força, com rajadas de 60 a 80 km/h na maior parte do estado, podendo chegar a 100 km/h em áreas costeiras e serranas. Entre quarta e quinta, o mar fica muito agitado, com risco de ressaca. No Litoral Sul, ondas entre 3,0 e 3,5 metros, com picos de até 4 metros em alto-mar. Na Grande Florianópolis, as ondas variam entre 2,0 e 2,5 metros. A orientação é evitar pesca, navegação e esportes náuticos.

A instabilidade diminui na quinta, mas uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável na sexta-feira (12/12).

Ciclone atípico: O fenômeno é considerado atípico por ocorrer às vésperas do verão, quando ciclones extratropicais são menos comuns. Além disso, este sistema se forma muito próximo da costa, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresenta pressão mais baixa que o normal e deslocamento lento — fatores que ampliam o potencial de impacto.

Os efeitos do ciclone se estendem desde a sua formação nesta segunda (08) até o afastamento previsto para quinta (10/12).

Foto: Reprodução / Internet

error: Conteúdo Protegido !!