Aeroporto de Blumenau deve receber investimento do governo federal a partir de 2026
O Aeroporto Regional de Blumenau foi incluído na nova Carteira de Investimento Público de projetos aeroportuários, anunciada nesta semana pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A expectativa é que os investimentos sejam executados entre 2026 e 2027, dentro de uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento da aviação regional e à ampliação da conectividade aérea em regiões com menor cobertura do transporte aéreo.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
De acordo com o MPor, Blumenau está entre os aeroportos que receberão investimentos na implantação de estações meteorológicas automáticas de superfície. A medida deve contribuir para melhorar a segurança operacional, o monitoramento das condições climáticas e a confiabilidade das operações aéreas no município.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF), Beto Martins, destacou que a inclusão do aeroporto blumenauense na carteira federal reforça os esforços já realizados pelo Governo do Estado para qualificar a infraestrutura aeroportuária catarinense. “A inclusão dos Aeroportos de Chapecó e Blumenau na carteira de investimentos do Ministério complementa o trabalho que o governo de Jorginho Mello vem fazendo nos últimos anos, com investimentos para desenvolver um setor estratégico para Santa Catarina”, afirmou.
A iniciativa do governo federal tem como foco atender à crescente demanda do setor aéreo e impulsionar o desenvolvimento regional, facilitando o deslocamento de pessoas e o escoamento de atividades econômicas. No caso de Blumenau, a melhoria na infraestrutura aeroportuária é vista como um passo importante para ampliar o potencial logístico e fortalecer a integração da cidade com outros centros do país.
Além de Blumenau, o Aeroporto de Chapecó também foi contemplado na carteira de investimentos, com previsão de estudos para ampliação da estrutura. Com a nova carteira de investimentos, o Ministério de Portos e Aeroportos busca criar bases técnicas e estruturais para que aeroportos regionais, como o de Blumenau, estejam mais preparados para futuras etapas de expansão e modernização.
Foto: Prefeitura de Blumenau
