Discussão em cachoeira termina em homicídio na área rural de Itajaí
Em pleno Natal! Quando o pai e um filho foram trabalhar, para limparem seu terreno, acabaram se envolvendo em uma ocorrência de homicídio consumado e tentativa de homicídio, que foi registrada na tarde desta quarta-feira (25) em uma área de cachoeira de acesso público, conhecida como Cascata Taquara Rachada, localizada na Rua Serafim Gamba, no bairro Brilhante, área rural de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O crime ocorreu por volta das 15h10min e mobilizou equipes da Polícia Militar (PM), além de apoio aéreo da aeronave Águia da PM em Balneário Camboriú.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
A vítima fatal é um homem de 63 anos, natural de Itajaí, que não resistiu aos ferimentos causados por dois golpes de faca na região do peito. Já a vítima de tentativa de homicídio é um homem de 26 anos, também natural de Itajaí, filho da vítima fatal, que sofreu lesões corporais graves ao tentar intervir na agressão covarde contra seu pai.
De acordo com a Polícia Militar, o acionamento da polícia ocorreu inicialmente para se deslocar até o Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, onde uma das vítimas havia dado entrada após ser socorrida por terceiros em um veículo VW Kombi. No local, a equipe médica confirmou o óbito do homem de 63 anos logo na chegada à unidade.
Conforme relatos colhidos com vítimas e testemunhas, pai e filhos chegaram à cachoeira por volta das 14h, onde realizavam a limpeza de um terreno próximo ao local. Durante a atividade, outros homens que estavam na cachoeira passaram a reclamar, alegando que a água teria sido suja, o que deu início a uma discussão. Em determinado momento, um dos envolvidos ameaçou retornar armado.
Cerca de cinco minutos depois, o autor das ameaças voltou acompanhado de outro homem. Um deles portava uma espingarda cartucheira calibre .20 e o outro um facão. Após nova discussão, o homem de 63 anos foi atingido fatalmente por golpes de facão. O filho relatou que tentou ajudar o pai e o irmão, momento em que também foi ferido, caracterizando a tentativa de homicídio.
Segundo as vítimas, após o ataque, os autores tentaram seguir o veículo das vítimas utilizando um caminhão Iveco branco. Durante as buscas no bairro Brilhante, com o auxílio da aeronave Águia da PM, o caminhão foi localizado. No interior do veículo, os policiais encontraram um facão com resquícios de sangue.
Na residência onde o caminhão estava estacionado, foi preso um homem de 41 anos, natural de Ivaiporã (PR), reconhecido pelas vítimas como um dos envolvidos. Em continuidade às diligências, a polícia localizou ainda a cartucheira com oito estojos deflagrados de calibre .20, compatíveis com os encontrados no local do crime.
Foram apreendidos e encaminhados à autoridade policial uma espingarda cartucheira calibre .20, cartuchos e estojos, um facão e uma camisa com manchas de sangue. O caso segue sob investigação para apuração completa das circunstâncias e da participação de outros envolvidos, agora pela Polícia Civil.
Foto: Matheus Fontana / PMSC
