Temporais marcam a última semana de 2025 em Santa Catarina
A última semana de 2025 começa com condições severas de tempo em Santa Catarina. De acordo com aviso emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SEPDC), o estado enfrenta risco moderado a alto para a ocorrência de temporais entre este domingo (28) e terça-feira (30). O alerta envolve chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo, com potencial para provocar alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica, tudo em decorrência a onda de calor no decorrer desses dias.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Entre a tarde e a noite de domingo (28), a combinação de calor, umidade elevada e circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de temporais em grande parte do estado. As instabilidades começam pelo Oeste catarinense, ainda no meio da tarde, avançando para as demais regiões entre o final da tarde e o período noturno. Conforme a Defesa Civil, o risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, conforme os mapas de monitoramento, para ocorrências associadas aos temporais.

Na segunda-feira (29), o cenário se torna ainda mais preocupante. A atuação de uma área de baixa pressão próxima à costa deve contribuir para volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo, especialmente nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, principalmente entre a tarde e o início da noite. Nessas áreas, aumenta significativamente o risco de alagamentos e enxurradas, além da possibilidade de ventos fortes, raios e queda isolada de granizo.

Já na terça-feira (30), o tempo permanece instável em todo o estado, com novas condições para temporais, sobretudo nas regiões do Norte catarinense. A Defesa Civil segue monitorando a situação e reforça a importância de atenção aos alertas e orientações oficiais.
Recomendações da Defesa Civil
Durante os temporais, a orientação é buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de rajadas intensas, deve-se evitar transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Já em situações de chuva intensa com alagamentos, a recomendação é não atravessar ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos, reduzindo o risco de acidentes.
Foto: Eri Kohl / Leitora Mesorregional (Arquivo)
