Lages vence disputa e será sede da Olesc 2026
A cidade de Lages foi oficialmente escolhida como sede da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) de 2026 . A definição ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15 de janeiro , durante a reunião plenária do Conselho Estadual de Esporte (CED) , realizada em Florianópolis. O município da Serra Catarinense venceu a disputa direta contra a candidatura de Fraiburgo .
A técnica de defesa da candidatura lageana foi conduzida pelo superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) , Tyrone Machado , que apresentou aos conselheiros os diferenciais estruturais e técnicos da cidade para abrigar a competição. A Olesc é promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e é reconhecida como um dos pilares do esporte de rendimento em Santa Catarina, reunindo talentos de até 16 anos em diversas modalidades.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Para a prefeita Carmen Zanotto , a conquista do evento representa um passo estratégico para o fortalecimento da imagem da cidade no cenário estadual. Segundo o gestor, o evento deve movimentar a economia local e setores como a rede hoteleira e gastronômica, além de incentivo ao envolvimento dos jovens com a prática esportiva.
O superintendente da FME reiterou que a escolha está ligada a um planejamento de política pública permanente . A intenção da gestão atual é utilizar o turismo de eventos esportivos como ferramenta de evolução na organização esportiva e integração entre as áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico.
Com a confirmação da cidade-sede, a expectativa agora se volta para a definição do calendário oficial . As datas das competições e o cronograma de modalidades deverão ser apresentados pelo Fesporte nos próximos meses. Até lá, o município deve iniciar o processo de adequação e logística para receber delegações de todas as regiões de Santa Catarina.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Lages
