Polícia Federal empossa novo superintendente regional em Santa Catarina
A Polícia Federal realiza, na próxima quinta-feira (22 de janeiro), a solenidade de posse do delegado Edson Geraldo de Souza no cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal em Santa Catarina.
A cerimônia está marcada para às 10h30, no auditório da Superintendência da Polícia Federal, localizado na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, nº 4744, no bairro Agronômica, em Florianópolis.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
O evento contará com a presença do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e da Corregedora-Geral da Polícia Federal, Aletea Vega Marona Kunde, que exerceu por mais de dois anos e meio a função de Superintendente Regional da PF em Santa Catarina.
Também estão confirmadas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das forças de segurança pública, reforçando a relevância institucional da solenidade.
Foco no combate ao crime organizado
Ao assumir o cargo, Edson Geraldo de Souza passa a conduzir as diretrizes estratégicas da Polícia Federal no estado, com ênfase no combate ao crime organizado, à ocultação de capitais, aos crimes financeiros, à corrupção, aos crimes ambientais, bem como ao tráfico de drogas e de armas. A nova gestão também tem como objetivo aprimorar os serviços de polícia administrativa prestados à população catarinense.
Trajetória profissional
Integrante dos quadros da Polícia Federal desde 2006, o novo superintendente possui ampla experiência em cargos de chefia. Atuou como chefe da Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto (SP) entre 2016 e 2019 e, posteriormente, comandou a Delegacia da Polícia Federal em Campinas (SP) de 2019 a 2025.
Durante sua trajetória, chefiou unidades responsáveis por operações de grande repercussão nacional, como a Operação Sevandija, que apontou rombo milionário aos cofres públicos da Prefeitura de Ribeirão Preto; a Operação Concierge, que desarticulou um esquema bilionário de fraudes em transações digitais por fintechs não autorizadas pelo Banco Central; e a Operação Follow the Money, referência nacional no combate a crimes financeiros e lavagem de dinheiro.
Também teve papel relevante na estruturação de grupos especializados: um deles voltado ao combate ao roubo de cargas na região de Campinas, que resultou em redução superior a 25% desse tipo de crime; outro direcionado à repressão ao tráfico internacional de drogas por via aeroportuária, com queda de 60% na incidência; além da criação de um dos mais reconhecidos grupos de repressão a crimes financeiros do estado de São Paulo.
Formação acadêmica
Edson Geraldo de Souza é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1999) e possui especialização em Liderança de Organizações pela HEC Paris, na França, concluída em 2020.
Foto: Divulgação / PF
