Vale Europeu ganha voz em Brasília e recebe protagonismo na gestão da Reforma Tributária
A região da Associação de Municípios do Vale Europeu ( Amve ) consolidou um espaço estratégico na estrutura de poder do novo sistema tributário nacional. Dois servidores públicos da região foram selecionados para compor o Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS) , órgão máximo responsável pela implementação e diretrizes da Reforma Tributária brasileira.
Os nomes escolhidos são Guilherme Boeing Ouriques , atual secretário municipal de Fazenda de Brusque , e Evandro Assis Muller , auditor fiscal de Tributos Municipais da Prefeitura de Blumenau . A indicação ocorreu através da Confederação Nacional de Municípios ( CNM ) durante assembleia realizada em Brasília, no dia 27 de janeiro de 2026.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Santa Catarina terá, ao todo, cinco representantes no Conselho Superior. Além da dupla do Vale Europeu, o estado conta com nomes de Joinville, Chapecó e Florianópolis. Para o presidente da Amve e prefeito de Brusque, André Vechi , a presença desses técnicos em uma instância nacional garante que o sistema construído de forma mais equilibrada e transparente para os municípios.
O Conselho Superior é uma entidade sob regime especial com total independência técnica e orçamentária. A sua função principal é definir as normas gerais e supervisionar a arrecadação e distribuição do IBS , garantindo a transição na Emenda Constitucional nº 132/2023 .
Embora a arrecadação seja centralizada no comitê, as prefeituras e estados mantêm a autonomia para as atividades de fiscalização e cobrança . Para os indicados, o desafio é modernizar a arrecadação garantindo que a prestação de serviços públicos na ponta, onde vive o cidadão, não seja prejudicada pelo novo modelo.
Foto: Divulgação / AMVE
