Câmara de Blumenau abre ano legislativo de 2026 na próxima terça-feira (03)
A Câmara de Vereadores de Blumenau realiza, na próxima terça-feira (3), a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2026. A reunião é aberta ao público e está marcada para as 15h, no Plenário da Casa.
As sessões ordinárias acontecem sempre às terças e quintas-feiras, às 15h. A partir do dia 5, antes das sessões, terão início as reuniões das Comissões Legislativas Permanentes, que passam a analisar matérias em tramitação.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Nesta primeira sessão, os vereadores deverão indicar as lideranças das bancadas e podem anunciar a formação de blocos parlamentares. Com essas definições, serão compostas as comissões legislativas permanentes, respeitando a representatividade partidária. As comissões são responsáveis por analisar o mérito e a constitucionalidade dos projetos, emitindo pareceres técnicos.
A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final se reúne às terças-feiras, a partir das 13h30. Também às terças, a Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização se reúne a partir das 14h30. Já as comissões de Educação, Transportes e Turismo iniciam as reuniões a partir do dia 13, às quintas-feiras, respectivamente às 13h30min, 14h e 14h30min, na Sala das Comissões.
O presidente da Câmara, Ailton de Souza – Ito (PL), destacou a expectativa para o início dos trabalhos. “As atividades administrativas e o atendimento à comunidade já estão acontecendo desde janeiro, com servidores e vereadores à disposição da população. Agora, com o início das sessões ordinárias, damos sequência formal aos trabalhos do Parlamento. Esperamos um ano de muito trabalho, com debates qualificados e projetos importantes para a cidade. Também é fundamental que as matérias cheguem dentro dos prazos regimentais, para que possamos discutir, analisar e votar com responsabilidade”, afirmou.
As sessões ordinárias e as reuniões das comissões são transmitidas ao vivo pela TV Legislativa, no canal aberto digital 4.2 e canal 14 da NET/Claro, além do YouTube (youtube.com/TvlBlumenau), com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional (Arquivo)
