CulturaDestaquesEconomia

“A grandeza da economia de Blumenau passa pela Oktoberfest”

Artigo produzido pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de Blumenau, Eduardo Soares:

Blumenau é reconhecida nacionalmente por inúmeros atributos positivos. Cidade limpa, organizada e segura. Pessoas educadas e dedicadas ao trabalho. Muitas oportunidades de emprego (só em 2023, a cidade soma 2.615 novas vagas). Aqui também há pluralidade econômica, inovação, empreendedorismo e riqueza cultural. Blumenau é cidade das oportunidades.

Todos esses aspectos são reforçados na Oktoberfest. Não é apenas a maior festa alemã das Américas. É um evento gigante, que impulsiona a economia e o varejo de Blumenau e região. Traz, sim, alegria, mas não só pela festa em si. Traz felicidade pela oportunidade de trabalho, de aumento nas vendas e de renda extra. Mais de 6 mil empregos diretos e indiretos são gerados em virtude da festa.

No comércio, tipicamente enfeitado e especialmente na região central e próximo a pontos turísticos, é notório que a Oktoberfest gera vendas, seja de produtos que remetem a festa, seja de acessórios, roupas e outras vendas por oportunidade. E, acreditem, lojas especializadas em produtos natalinos também aproveitam a movimentação dos turistas que já estão de olho no Natal.

Além do setor de gastronomia (bares, restaurantes e padarias) e da rede hoteleira que se beneficiam expressivamente com a festa, há outros segmentos que atuam na preparação da Oktoberfest, gerando emprego e renda.

Podemos citar a própria montagem da festa, a exemplo dos camarotes, que precisam de serviços de marcenaria em geral. Empresas de comunicação visual, de eventos e tantos outros setores que acabam sendo um “esquenta para a Oktober”, gerando resultados na economia mesmo antes da festa iniciar. Há ainda as bandas locais, que participam efetivamente da festa, dentro e fora dos pavilhões.

São muitas empresas envolvidas com a festa. Quando falamos em empresas precisamos lembrar que por trás de todo CNPJ há CPFs.  Por fim, estamos falamos de centenas de pessoas e famílias que contam muito com a Oktoberfest para ter uma renda ou, como na maioria das vezes, uma renda extra, seja para quitar uma conta, comprar bens, passear, viajar, construir e tantas outras possibilidades. Como costumamos dizer, a Oktoberfest gera um 14º salário em Blumenau, após a festa.

Sabemos que as condições climáticas adversas e as enchentes afetaram centenas de famílias em diversos municípios e nos solidarizamos com todas elas, seja em Blumenau, no Médio ou Alto Vale. Desejamos força a todos que estão enfrentando mais essa dificuldade.

Ao retornar com a programação da Oktoberfest não estamos menosprezando a dor e as dificuldades de quem foi atingido. Mas estamos convictos que o retorno da festa é essencial para que centenas de outras famílias não sejam prejudicadas e, indiretamente, possam ajudar quem foi afetado.

A Oktoberfest não é apenas a celebração da cultura e da tradição, mas também um importante motor da economia local. É uma grande oportunidade para todos nós, mesmo para quem não frequenta a festa. É mais emprego e renda, o que resulta em mais qualidade de vida as pessoas. Que bom que a Oktoberfest voltou!

Foto: Divulgação / Anderson Witthoft

Sugestão de pautas e artigos podem ser enviados para o e-mail contato@mesorregional.com.br com o texto, apresentação e dados pessoais do autor.

error: Conteúdo Protegido !!