ColunistasDestaquesPolítica

A política catarinense nunca esteve tão obsoleta

 Certamente o resultado da atual democracia brasileira não era a intenção de Clístenes, um dos principais líderes da revolução democrática que, entre 508 e 507 a.C instaurou a primeira democracia do mundo em Atenas. De que vale o povo eleger, de modo direto, seus representantes, se os que se colocam a disposição não são dignos de apoderamento?

 O debate desta terça, dia 16, apenas mostrou o quanto Santa Catarina, definitivamente, parou no tempo no cenário político. Este ano escolheremos entre oito caricatas opções, das quais pelo menos quatro figuram como meros “coadjuvantes berranteiros” em um pleito que deveria ser tão sério e acaba provocando uma honesta saudade de uma época que sequer vivemos, quando catarinenses resistiram bravamente aos desmandos florianistas até a última gota de sangue derramada em nossa finada Desterro.

 Enquanto o atual governador não devolve a jaqueta que tomou emprestada do presidente ucraniano, a atenção do debate acaba inevitavelmente voltada ao seu estilo de vestimenta, entretanto, analisando os pormenores da mesa, podemos notar aspectos clássicos da democracia praticada em uma República das Bananas.

 Temos os “cães raivosos”, sem chances reais nas urnas, que pretendem aparecer nas oportunidades midiáticas que a eleição lhes dá para tentar algum cargo menor em dois anos; uma esquerda populista escrachada, que ignora a reprovação que os dois presidentes petistas tiveram em Santa Catarina; o chamado “Novo Blumenauense” que, diferente do restante do partido pelo resto do país, parece não se importar com “carteiraço” de vereador em guarda de trânsito; e os “pragmáticos”, as “velhas raposas”, sempre ao lado do poder, dos cargos de confiança e da gestão que lança as licitações.

 Tudo igual, que nos contentemos com esta mesma “água tramposa”, sem qualquer “azeite” destacado, por mais quatro longos anos.

Sou Thiago Schulze, colunista de política no Mesorregional e você pode me seguir no Instagram em @thiago.schulze ou enviar sugestões para o e-mail politica@mesorregional.com.br. E ainda, se quiser ser avisado sobre novas publicações em primeira mão, clique aqui e entre no Grupo de Whatsapp, é grátis!

error: Conteúdo Protegido !!