GeralLazer

Abre museu de arte em Blumenau, já é a 4ª temporada de exposições do ano

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) inaugurou na noite de quinta-feira, 4 de setembro, a 4ª Temporada de Exposições de 2025, apresentando mostras inéditas que exploram técnicas em pintura, escultura, fotografia e cerâmica. A abertura reuniu artistas e curadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e da Itália, que detalharam as mais de 50 obras selecionadas para a penúltima edição do ano.

O evento contou com apresentação musical do maestro da Banda Municipal, João Carlos Cunico, além da entrega de certificados aos participantes e o lançamento do livro de poesias “Entre o real e o imaginário”, da escritora blumenauense Alaide Campos Martins, representada pela filha Luciane Silvia Martins Bailer. A obra é inspirada em pensamentos, sonhos e sensibilidade da autora.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, destacou a interação entre artistas e público. “A interação entre artistas e público marcou a abertura da quarta temporada. Foi impressionante ver a variedade de obras, as curadorias, o lançamento do livro em uma ótima atmosfera musical. Tudo isso reafirma o nosso compromisso e a vocação de Blumenau em ser um polo artístico e cultural. Foi uma noite que celebrou a arte”, afirmou.

A gerente do MAB, Mia Ávila, relatou a diversidade do público presente. “Recebemos um público diversificado, que prestigiou, celebrou, compartilhou conosco momentos de encontro, sensibilidade e arte em suas múltiplas expressões. As exposições foram muito apreciadas e os artistas manifestaram alegria e satisfação por compartilhar seus trabalhos com a cidade”, disse.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

As exposições permanecem abertas ao público até 26 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita e classificação livre. O local é na Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone 3381-6176.

Entre as mostras em destaque estão:

Metafísica da Visão“, do artista italiano Alessandro Giusberti, em parceria com curadores internacionais.

A Narrativa da Natureza“, do artista alagoano Jadielson dos Santos Lima, que mergulha em memórias existenciais e simbolismo popular.

A figura humana, um recorte na coleção Dalacorte“, do Instituto Dalacorte (RS), com obras de um acervo de mais de 1.500 peças reunidas ao longo de 30 anos.

Silêncio Industrial“, de Marcia Lepage (SP/SC), com esculturas em vidro fundido a outros materiais que remetem a processos industriais.

suPERposições“, de Cristina Odebrecht (SC), cerâmicas que rompem com convenções técnicas e exploram a liberdade criativa.

1,5m“, de Renata Lepage (SP/SC), série fotográfica que revisita padrões expográficos e questiona a objetividade da fotografia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é artes-campanha-procon_720x100.jpg

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!