DestaquesEconomia

Apagão afeta vários estados do Brasil nas regiões Sudeste, Sul, Norte e Nordeste

Nesta terça-feira (15), diversos estados do Brasil enfrentaram um apagão que afetou o fornecimento de energia elétrica em mais de dez estados, incluindo Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraíba e Paraná, além do Distrito Federal. Bairros no Rio de Janeiro e em São Paulo também ficaram sem luz.

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, classificou o incidente como um “evento de grande porte”. Autoridades como o Ministério da Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico estão investigando as causas e tomando medidas para restabelecer o sistema o mais rápido possível.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) relatou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados do Norte e Nordeste, também afetando estados do Sudeste. A recomposição da energia já foi iniciada, com 6 mil MW restabelecidos até as 9h16.

O Grupo Equatorial Energia informou que uma ocorrência de abrangência nacional causou interrupção geral no fornecimento de energia em diversos estados. Cidades como Teresina e Salvador enfrentaram problemas, com sinais de trânsito apagados e transtornos no transporte público.

Santa Catarina

O momento mais crítico em Santa Catarina foi às 8h45min, quando cerca de 310 mil interrupções acidentais foram registradas, conforme mostra o sistema Celgeoweb da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.

Imagem: Reprodução / Celgeoweb

Somente na região de Blumenau, cerca de 65 mil unidades consumidoras sofreram falta de energia. João Marcos, gerente regional da Celesc, em Blumenau, explica que em Santa Catarina houve “uma queda seletiva”, para manter o sistema em funcionamento, uma consequência do que houve em nível nacional. Ouça a explicação:

A Celesc também emitiu uma Nota Oficial sobre a situação:

“A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.
O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.
Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.
O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do ERAC.

O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.”

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!