Área afetada pela catástrofe de 2008 no bairro Fortaleza Alta receberá simulado de deslizamento

A Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (Sedeci) de Blumenau, realizará um treinamento de preparação para desastres, que envolverá órgãos que compõem o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), entre eles a Defesa Civil, o Exército, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O exercício ocorrerá a partir das 8h de amanhã (08) na região do Loteamento Santa Rita e da Rua Fritz Georg, no bairro Fortaleza Alta, um dos mais afetados pela catástrofe de 2008. A atividade integra a programação do Julho Laranja – Mês de Prevenção a Desastres e visa preparar as equipes de atendimento e a comunidade sobre como proceder em situações de calamidade.

A ação contará com simulado de um episódio de deslizamento que demandará operação conjunta e articulada entre os diversos órgãos que fazem parte do GRAC, para realizar o resgate e o salvamento de vítimas, inclusive com a utilização do helicóptero Arcanjo. O treinamento servirá também para validar a metodologia de atuação desenvolvida no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides). Portanto, uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), financiadora do projeto, estará em Blumenau para acompanhar e avaliar a atividade.

Durante o exercício, haverá a exposição de materiais e equipamentos do 23º Batalhão de Infantaria e do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, na EBM Patrícia Helena Finardi Pegorim, situada na Rua Luiz Krutzsch, 474, na Fortaleza. O evento contará ainda com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

 

Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!