Destaques

Blumenau é a terceira cidade no Brasil a instalar placa de comunicação pessoas com dificuldades na fala em espaço público

No último sábado (14/06), Blumenau marcou um avanço significativo na inclusão ao tornar-se a terceira cidade do Brasil e a primeira de Santa Catarina a instalar uma prancha de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) em um espaço público. O equipamento, localizado no playground do Parque Prefeito Carlos Curt Zadrozny, no bairro Garcia, foi entregue durante o evento “Vem pro Parque”.

A prancha é um painel visual com símbolos, imagens e palavras organizados em uma grade, projetada para auxiliar pessoas com dificuldades na fala ou linguagem a se comunicarem apontando para os símbolos. A ferramenta, adquirida pela Prefeitura de Blumenau por meio das secretarias de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e de Turismo e Lazer (Sectur), é um recurso pioneiro, presente anteriormente apenas em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

A iniciativa visa garantir autonomia e dignidade às crianças com dificuldades de comunicação, permitindo que expressem desejos, como brincar ou pedir ajuda. A prancha inclui um QR Code com um vídeo explicativo em Libras, inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade. A expectativa é que outros espaços públicos da cidade recebam o equipamento no futuro, reforçando o compromisso com a inclusão social.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!