DestaquesEsportes

Blumenau Esporte Clube completa 102 anos de história

O tricolor blumenauense está atualmente passando por mais uma reestruturação administrativa para que o nome e a história do clube permaneçam vivos.

Fundado no ano de 1919, o BEC começou como Brasil Football Club, depois em 1936 mudou de nome para Recreativo Brasil Esporte Clube devido a problemas financeiros. Por causa da Segunda Guerra Mundial, uma lei foi criada e o clube precisou mudar de nome em 1944 para Palmeiras Esporte Clube (por causa da Rua das Palmeiras – local onde o clube jogava).

O clube começou a se destacar a nível estadual durante algumas décadas e depois de um tempo, mais precisamente em 1980, o Palmeiras mudou de nome para Blumenau Esporte Clube. Após a troca de nome, o BEC passou a se destacar também nacionalmente, disputando o Campeonato Brasileiro (série B) e também a Copa do Brasil (inclusive enfrentando Flamengo de Zico no Maracanã e Vasco de Roberto Dinamite), porém, em 1998 o BEC foi desativado por causa das inúmeras dívidas. Cinco anos depois voltou a jogar, porém durou apenas um ano.

Foto: Memorial do BEC / Arquivo

No ano de 2006 o Estádio Aderbal Ramos da Silva (local onde o BEC estava sediado) foi leiloado e demolido no ano seguinte.

No ano de 2013 o Blumenau voltou às atividades disputando a Série C (Divisão de Acesso do Campeonato Catarinense) e fazendo uma boa campanha, sendo campeão do returno contra o Internacional de Lages. Na final do campeonato disputada em Lages, a equipe blumenauense perdeu o jogo contra o Inter de Lages com muita polêmica devido a erros grotescos de arbitragem contra o BEC.

Foto: Jaime Batista / Arquivo

Na Série B do Catarinense em 2014, o clima entre os integrantes da diretoria não era dos melhores, o que resultou na desistência do presidente Eduardo Corsini. A equipe manteve estabilidade de resultados e ficou em sexto lugar, porém, ficando fora da zona de classificação.

Já em 2015 o clube fechou as portas por causa de problemas administrativos e ficando com -9 pontos na Série B do Catarinense por perder pontos em decisão do TJD-SC por escalações de nove atletas que foram feitas de forma irregular. Depois do vexame, o clube ficou inativo por dois anos.

Em 2017, assumiu a presidência do BEC o empresário Wanderlei Laureth, criando expectativas de um torcedor já desconfiado depois de tantas promessas e decepções, porém, o Blumenau Esporte Clube foi campeão da Série C (invicto) e jogando de forma brilhante.

Foto: Divulgação

2018 começou com muitas expectativas em cima do BEC, porém, terminou a série B na sétima colocação e foi eliminado da Copa Santa Catarina já na primeira fase. O ano também foi marcado pelos jogos contra o Metropolitano, onde o BEC ganhou um e perdeu dois.

Em 2019 o BEC foi rebaixado novamente para a Divisão de Acesso do Campeonato Catarinense.

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

No ano de 2021 tendo Eduardo Corsini como presidente, o clube já confirmou sua volta aos gramados disputando o Catarinense (Série C), mandando seus jogos no estádio do XV de Indaial (uma vez que o SESI não recebe mais jogos oficiais). Além disso, anunciou a parceria com o Joinville Esporte Clube para a participação na competição.

Resumindo a história do BEC, são 16 títulos em 102 anos e milhares de torcedores apaixonados que esperam um dia poder voltar a comemorar nas arquibancadas a continuação da história do “mais querido do estado”.

Foto em destaque: Lucas Prudêncio I Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!