DestaquesSegurança

Blumenau terá simulado de desastre com evacuação, resgates e simulação de morte neste sábado (05)

A cidade de Blumenau é referência nacional em Defesa Civil e continua com ações importantes de prevenção. Neste sábado (5), um grande simulado de preparação para desastres, será promovido com foco em situações de deslizamentos de terra e soterramento. A atividade ocorrerá no bairro Nova Esperança, região que já sofreu graves consequências durante a tragédia climática de 2008, a maior da história do município.

O simulado terá início às 8h, quando os moradores da área receberão um alerta no celular, informando sobre um cenário fictício de chuva de 150 milímetros em 24 horas, ocasionando deslizamentos entre as ruas Júlio Michel, Nésio Antunes da Silva, Henrique Reif e vias transversais — locais que, de fato, registraram deslizamentos no passado.

Moradores estão convidados a participar e deverão se dirigir à Escola Hermann Hamann, ponto de abrigo e concentração, onde será servido um café da manhã, simulando o atendimento prestado em abrigos reais durante situações de emergência.

Serão simuladas três ocorrências durante o evento, incluindo soterramento de veículos, resgate de vítimas, resgate de animais e até a simulação de uma morte. A atividade envolverá aproximadamente 18 entidades, entre elas o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Assistência Social e o helicóptero Águia 07, de Balneário Camboriú, que substitui temporariamente o Arcanjo 03, ainda fora de operação por manutenção.

O Mesorregional esteve reunido nesta quinta-feira (3), com o Secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, e diretores da pasta, para acompanhar os detalhes do planejamento e organizar nossa cobertura.

Cronograma do simulado:

  • 8h: Alarme de evacuação e acionamento do GRAC (Grupo de Ações Coordenadas);
  • 8h às 9h: Evacuação dos moradores, ocupação do abrigo e café da manhã;
  • 9h: Deslizamento simulado na Rua Júlio Michel com resgate de vítima soterrada em veículo;
  • 9h30min: Deslizamento na Rua Nésio Antunes da Silva, com simulação de óbito e resgate de casal em área remota;
  • 10h: Deslizamento na Rua Henrique Reif, com resgate de vítimas sob escombros de edificação;
  • 11h: Reunião final do GRAC, aberta à comunidade, com avaliação do simulado e encerramento.

A Defesa Civil reforça que a participação da comunidade é fundamental para que todos saibam como agir em caso de desastre real, aumentando a segurança e a eficiência do atendimento em situações de emergência.

Moradores de outros locais poderão receber alerta

De acordo com Carlos Olímpio Menestrina, moradores de outras regiões poderão receber alerta pelo celular, mas importante que todos saibam que se trata de um treinamento. Até mesmo em Gaspar as pessoas poderão receber o alerta, por isso a Prefeitura da cidade vizinha publicou um informativo nesta sexta-feira (04) alertando moradores do Distrito Belchior e e do bairro Bela Vista que também poderão receber em seus smartphones um alerta sonoro e visual da Defesa Civil.

“O aviso será enviado por volta das 8h da manhã e faz parte de um simulado de desastres realizado pela cidade de Blumenau, que pode impactar áreas vizinhas, como Gaspar. A Prefeitura reforça que se trata apenas de um exercício, sem risco real para a população.” consta na publicação.

Foto: Divulgação / Defesa Civil (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!