Blumenauense de 13 anos conquista duas medalhas de ouro no Mundial de Powerlifting
O blumenauense Igor Bechtold Rogalski, de 13 anos, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Powerlifting, disputado na Polônia no último fim de semana. O jovem garantiu o primeiro lugar em duas provas da categoria Teenagers 13-15, na faixa de peso até 110 kg: levantamento terra (single deadlift) e supino (single bench press).
A participação no Mundial coroa uma trajetória que começou há pouco tempo. Igor conheceu o powerlifting em 2025, quando passou a frequentar uma academia por incentivo da família. Na época, o adolescente estava com sobrepeso e encontrou na modalidade uma atividade com a qual se identificou.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
“Ele conheceu esse esporte, se identificou e, como é um menino bem forte e grande para a idade, começou a treinar”, contou anteriormente o pai, Gilson Rogalski.
O interesse pelo levantamento de peso levou Igor a buscar informações sobre a modalidade na internet. Foi assim que conheceu Lucas Colonetti, atleta de Içara e campeão brasileiro, que passou a orientá-lo e se tornou seu mentor.

Desde então, a preparação é acompanhada à distância. Igor grava os exercícios realizados na academia e envia os vídeos para Lucas, que analisa os movimentos e orienta o jovem sobre ajustes na execução e nos treinamentos.
Os resultados começaram a aparecer ainda em 2026. Em maio, o blumenauense conquistou o Campeonato Catarinense de Powerlifting na modalidade Push-pull, que reúne as provas de supino e levantamento terra. Pouco mais de dois meses depois, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, venceu o Campeonato Brasileiro e garantiu a classificação para o Mundial.
Na competição internacional, Igor confirmou o desempenho e voltou para Blumenau com duas medalhas de ouro.
