Brasileiro compra mais à noite e usa IA para decidir o que levar

O consumidor brasileiro está mais digital, mais exigente e, cada vez mais, noturno. Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 88% dos brasileiros compram online, sendo que 56% preferem fazer compras à noite ou de madrugada. A inteligência artificial também já começa a influenciar decisões: 26% utilizam ferramentas como ChatGPT e Gemini para pesquisar produtos e o mesmo percentual afirma ter sido impactado por vitrines personalizadas por IA.

Apesar da crescente adoção, 39% dizem que a IA melhora a experiência de compra, mas 23% afirmam que já desconfiaram de uma descrição feita por robô. Por outro lado, 42% se sentiriam mais inclinados a comprar com recomendações personalizadas por IA e 46% afirmam que esse fator não influenciaria sua decisão.
A busca por produtos ainda tem o Google (59%) como principal canal, seguido por sites e apps das lojas (50%). As redes sociais também ganham força: 58% buscam produtos em plataformas como Instagram e YouTube. Entre os que já compraram após ver um anúncio, o Instagram lidera (55%), seguido por Facebook (31%) e YouTube (30%).
A pesquisa destaca ainda que 8 em cada 10 compras são feitas pelo celular, com 59% dos entrevistados pretendendo aumentar ainda mais o consumo online nos próximos 12 meses. O WhatsApp se tornou o canal de atendimento preferido (37%), ultrapassando o chat online. Mesmo assim, apenas 22% avaliaram positivamente o atendimento feito por chatbots.
Na hora de pagar, cartão de crédito parcelado (53%) e PIX (22%) são as formas mais utilizadas. O WhatsApp Pay, por exemplo, ainda é usado por menos de 1% dos consumidores. Para os entrevistados, frete grátis (72%), promoções (60%) e prazo de entrega (46%) são os fatores mais relevantes na escolha da loja.
A pesquisa ouviu mais de 2 mil consumidores maiores de 18 anos em todas as regiões do país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Imagem: Reprodução / Divulgação