DestaquesEconomia

Caixa inicia pagamento da distribuição de lucros do FGTS

A Caixa Econômica Federal começou nesta sexta-feira (25) o crédito da distribuição de lucros do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) nas contas vinculadas dos trabalhadores. Com base na Resolução nº 1.124/2025 do Conselho Curador do FGTS, publicada no Diário Oficial da União, o pagamento será feito de forma antecipada.

Ao todo, serão repassados R$ 12,9 bilhões, o equivalente a 95% do lucro total obtido pelo fundo em 2024, que foi de R$ 13,6 bilhões — o segundo melhor resultado em cinco anos. O valor já passa a integrar o saldo das contas vinculadas, podendo ser sacado em situações previstas por lei, como rescisão sem justa causa, saque-aniversário, aposentadoria, entre outras.

Para calcular quanto será depositado, o trabalhador deve multiplicar o saldo da conta de FGTS em 31/12/2024 pelo índice de 0,02042919. A movimentação aparecerá no extrato com o título “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2024”.

A rentabilidade total do FGTS em 2024, com a distribuição dos lucros, será de 6,05%, superando a inflação do período, que foi de 4,83%, o que garante ganho real ao trabalhador.

Os extratos podem ser consultados no aplicativo FGTS (disponível na Google Play e App Store) ou, para clientes da Caixa, também via internet banking.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

error: Conteúdo Protegido !!