Chamado à cidadania

Ramon Aguiar Benedett usa sua coluna hoje para falar do quanto o lutar pela cidadania é importante para construir o lugar onde vivemos. Além disse ele faz um convite a toda a sociedade, veja qual é:

 

Há algum tempo atrás eu tive um delírio consciente, um sonho acordado, ou o que eu prefiro chamar de “despertar interior”. Um despertar fortemente oriundo do caos ético-político nacional. Acordei para a necessidade de me envolver de alguma maneira e tentar ajudar a tornar nossa sociedade melhor.

Ciente que não adiantava reclamar com amigos, em rede social ou no trabalho, eu precisava, além de cuidar de minha conduta, me unir com as pessoas de bem que saem do seu sofá para fazer algo. E comecei pelo básico, pelo meu condomínio e a associação de moradores do meu bairro. Aceitar escrever essa coluna também faz parte desse exercício de cidadania. Entendi, talvez tarde, que moramos em sociedade e não podemos fechar a porta de casa e deixar que o mundo ali fora se resolva sozinho, que os outros façam tudo o que precisamos e desejamos.

Confesso que, dessas participações, ainda não alcancei todo o efeito desejado, mas minha consciência não me deixa dúvidas que estou no caminho correto. Minha certeza se fortalece quando cancelo um compromisso importante para participar de uma reunião organizada por professores da FURB com intuito de discutir a nova ponte do centro. Encontro quase 50 cidadãos em uma terça-feira dispostos a não deixar nossa Blumenau pior. Isso mesmo, mostrou-se claro que a nova ponte do centro será um erro histórico e milionário, na nossa cara, em pleno centro da cidade.

Criou-se o grupo Bela Blumenau no Facebook, que convido todos a curtir, acompanhar e opinar. Essa importante discussão, realizada pelos cidadãos, sem bairrismos, sem vínculos partidários ou objetivos de promoção pessoal, com o único intuito de fazer o bem pelo bem.

Minha coluna de hoje eu já havia escrito no final de semana abordando alguns aspectos fundamentais sobre a nova ponte mas, influenciado pela reunião, decidi fazer esse artigo introdutório, que também é um convite a sua participação nessa importante mobilização. Sendo assim, exclusivamente nessa semana, terei uma nova coluna publicada na quinta-feira. Acompanhe e vamos juntos construir a cidade que desejamos para o futuro.

 

Ramon Aguiar Benedett

error: Conteúdo Protegido !!