Chuva chega no Vale do Itajaí e causa alagamentos, mas a previsão muda e os riscos de enchentes diminuem

A chuva chegou no Vale do Itajaí, e na região do Alto Vale já foram registrados alagamentos, como por exemplo em Agrolândia que teve o Centro da cidade afetado com o transbordamento do Rio Trombudo e foi necessária a mobilização das equipes da Defesa Civil, de manutenção da Prefeitura e também do Corpo de Bombeiros para orientação de moradores e comerciantes da região mais baixa do município. A região sul de Santa Catarina também recebeu grande volume de chuva na tarde deste domingo (4).

Em Blumenau a chuva chegou pela região sul atingindo os bairros Progresso e Garcia e também na região do bairro Velha. A previsão do AlertaBlu aponta que haverá pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas antes das 22h, com risco de temporal com rajadas intensas de vento em todas as regiões da cidade.

Um grande volume de chuva para os próximos dias para o Estado não foi descartado, mas o sistema que está trazendo uma frente fria para a região acabou perdendo força e com isso o volume de chuva deve ser menor. De acordo com a Epagri/Ciram, nesta segunda-feira (5), ainda chove em todas as regiões de Santa Catarina, porém com volume mais baixo e maior concentração nas regiões próximas à divisa com o Paraná, onde o volume pode chegar a 60mm. Já na terça (6) e na quarta-feira (7), permanece a condição de chuva podendo chegar ao 30mm, em média, o que significa de certa forma, uma boa notícia.

Às 21h de hoje (4) a barragem de Ituporanga operava com nível de 26,64 metros, correspondente a 68,65% da capacidade, sendo que até às 20h todas as comportas estavam abertas posteriormente foram fechadas. Já em Taió, o nível da barragem encontrava-se em 16,64m, o que corresponde a 63,33% da capacidade total da barragem operando com todas as 7 comportas e o canal extravasor abertos. O nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau, marca 4,06m acima do nível normal, sendo que durante todo o dia apresentou baixa.

Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí (Arquivo)

Entre às 21h10min e às 21h48min constava a informação de um grande aumento no nível da barragem de Ituporanga, o que não conferiu. A informação foi retirada anteriormente do site AlertaBlu, mas foi corrigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido !!