Geral

Chuva retorna forte a Santa Catarina neste fim de semana

Depois de uma semana com tempo estável, a chuva volta a atingir Santa Catarina neste fim de semana, enquanto o frio mais intenso perde força. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), a aproximação de uma frente fria no domingo, 28, deve trazer chuva para grande parte do estado, com possibilidade de alagamentos e enxurradas, especialmente na região Oeste. Há ainda risco de temporais isolados com ventos fortes e eventual queda de granizo.

A mudança no padrão do tempo começa já no sábado, 27, com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. O sistema favorece a formação de temporais isolados entre a tarde e a noite, principalmente nas regiões do Grande Oeste e do Norte catarinense.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

No domingo, 28, os temporais ganham força com o avanço da frente fria. As instabilidades mais severas devem se concentrar nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

A chuva segue persistente no início da próxima semana. Na segunda-feira, 29, as regiões mais afetadas são o Vale do Itajaí, o Planalto Norte e o Litoral Norte. Na terça-feira, 30, a instabilidade avança para as demais regiões catarinenses, mantendo-se persistente e, em alguns momentos, intensa.

Frio perde força, mas manhãs seguem geladas

Com a chegada da chuva, o frio intenso da última semana perde força. No sábado, as mínimas variam entre 8°C e 12°C na maior parte do estado, com valores menores nas áreas serranas. À tarde, as temperaturas sobem, podendo superar os 20°C no Oeste. No domingo, com céu fechado, as mínimas ficam entre 12°C e 15°C e as máximas na casa dos 20°C na maioria das regiões. No Planalto Sul, os termômetros não devem passar dos 15°C.

Recomendações da Defesa Civil

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil orienta a população a acompanhar diariamente os boletins meteorológicos pelos canais oficiais e adotar os seguintes cuidados:

  • Reforçar a atenção com grupos vulneráveis (risco de agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares);
  • Redobrar atenção em rodovias por possível congelamento de pista e nevoeiros;
  • Durante temporais, buscar local abrigado longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
  • Evitar áreas com árvores, placas, muros e postes em caso de ventos fortes;
  • Não atravessar ruas alagadas ou pontes submersas em caso de chuva intensa.

Foto: Ascom / SDC

error: Conteúdo Protegido !!