DestaquesGeral

Chuvas fortes no Alto Vale deixam 10 mortos e cerca de 20 desaparecidos


Em apenas seis horas choveu 125 milímetros. Os levantamentos continuam sendo realizados nos municípios atingidos.


A chuva forte, que atingiu a região do Alto Vale nesta madrugada (17), provocou estrago e deixou moradores desalojados. Em Presidente Getúlio foram, pelo menos, 10 vítimas fatais e 20 estão desaparecidas. A enxurrada foi provocada pela quantidade de chuva que caiu em um espaço de apenas seis horas, de 125 milímetros.


Após reunião com o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, por volta das 7h30, o governador Carlos Moisés determinou que a Equipe de Força-Tarefa 15 de Rio do Sul apoie os trabalhos dos Bombeiros Voluntários na região. Ele também determinou o deslocamento do helicóptero Arcanjo 03 do CBMSC para atuar nos resgates.

> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Segundo informações do Governo de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés entrou em contato com os prefeitos de Rio do Sul, José Thomé, e Ibirama, Adriano Poffo, prestando solidariedade e colocando o Estado à disposição. Não foi possível entrar em contato telefônico com o prefeito de Presidente Getúlio, porque a cidade está sem energia elétrica e telefonia. “O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil”, afirmou Carlos Moisés.

Com os grandes índices pluviométricos o sistema de operação das barragens entrou em funcionamento na madrugada desta quinta-feira. As unidades de Taió e Ituporanga começaram a ser operadas com o fechamento de todas as comportas.


Em Aurora, o rompimento de um lago atingiu algumas casas, provocou danos materiais e alagamentos pontuais. Até o momento, 15 famílias estão desabrigadas em virtude da cheia causada por um afluente do Itajaí-Açu.

Em Rio do Sul, a Defesa Civil recebeu, até o momento, cerca de 30 ocorrências ligadas a chuva. Algumas casas ficaram alagadas por conta do excesso de água. Três abrigos foram abertos: dois no bairro Bela Aliança e um no Santa Rita. No total, 48 pessoas de 11 famílias estão sendo atendidas.

Os levantamentos continuam sendo realizados nos municípios atingidos.

Fotos: Reprodução / Redes sociais

error: Conteúdo Protegido !!