DestaquesGeral

Coronavírus: 694 novos casos são registrados em Blumenau

Com o aumento de casos do Coronavírus em Blumenau, a Prefeitura retomou os trabalhos de força-tarefa. Os servidores estão fazendo orientação em locais que descumprem as portarias impostas pelo Governo do Estado. A medida foi tomada por conta do aumento do número de casos de Coronavírus confirmados nos últimos dias, principalmente pelos 694 contabilizados entre segunda (23) e terça-feira (24), embora a ocupação de leitos de UTIs e enfermarias seja considerada estável pelos médicos que compõem o grupo de crise.


Dos novos casos diagnosticados, 460 foram por meio de teste tipo RT-PCR, 42 rápidos, 192 de antígeno e nenhum sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2. Este teste vem sendo utilizado na rede privada.


Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 80.463 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 4.120 pacientes estão em tratamento. Destes, 4.043 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 111 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 72 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 31 pacientes são de Blumenau (28 confirmados e 3 em análise) e 8 pacientes da região (7 confirmados e um em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 41%. Já, em enfermaria, são 64 de Blumenau (49 confirmados e 15 em análise) e 8 da região (todos confirmados), com taxa de ocupação de 41%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 496 atendimentos, com 140 deles decorrentes de síndromes gripais.


O município contabiliza também 18.422 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Em relação à morte, a cidade registra 181 óbitos decorrentes do Coronavírus.


Duas equipes estão percorrendo os bairros da cidade. Segundo o secretário de Defesa Civil, que coordena os trabalhos, coronel Carlos Olimpio Menestrina, a população precisa se conscientizar que a atitude de um cidadão pode impactar na realidade de muitos. “Vamos desenvolver um trabalho em conjunto com a Polícia Militar. Vamos orientar a população para o cumprimento das medidas impostas pelo Estado. Precisamos da colaboração dos blumenauenses para combater o Coronavírus”, salienta.

Medidas de combate à doença


A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel e segue o acompanhamento diário das informações repassadas pelos hospitais, monitorando a demanda por leitos e ordenando as ações de combate ao Coronavírus.

Além disso, os Ambulatórios Gerais seguem atendendo os casos suspeitos das 7h às 19h.


Balanço


Entre junho e setembro, a força-tarefa fiscalizou estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade. No período foram feitos 2.672 atendimentos, sendo lavrados 129 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação. Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados. As equipes também restringiram o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Foram realizadas barreiras sanitárias educativas e mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.

Foto: Marcelo Martins/ PMB

error: Conteúdo Protegido !!