DestaquesSegurança

Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode recebe novo equipamento para atendimento das ocorrências

A sede da corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 22, convidados de honra para a entrega oficial do novo equipamento LUCAS, utilizado no atendimento a ocorrências de parada cardiorrespiratória.

Estiveram presentes membros da diretoria do CBVP, representados pelo presidente Robson Roque Heidemann, o diretor social Éder J. Reinert, o secretário Carlos R. Odwazny e o assessor jurídico Tarcísio Gerolleti, a Secretária de Saúde de Pomerode, Lígia Hoepfner e o excelentíssimo Juíz da Comarca de Pomerode, Dr. Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior.

O LUCAS é fruto de um repasse do Fórum da Comarca de Pomerode, que destinou a verba de R$ 106.023,31 para a aquisição do equipamento. A assinatura do termo de convênio ocorreu em outubro deste ano e o equipamento chegou na corporação há cerca de duas semanas.

Este é o quarto equipamento do tipo em operação no estado, eo segundo em operação em uma unidade de bombeiros voluntários, nos atendimentos realizados até então o equipamento só poderia ser empregado quando houvesse a presença da equipe da aeronave arcanjo 03, que também dispõem do equipamento.

O equipamento LUCAS 3 realiza as compressões torácicas de forma semiautomática nas ocorrências envolvendo situações de parada cardíaca. As compressões são feitas dentro de padrões de ritmo e profundidade, estabelecidos através de estudos e protocolos internacionais para as situações de atendimento a parada cardiorrespiratória. O LUCAS é desenvolvido e fabricado pela Jolife AB em Lund, Suécia.

A realização das compressões torácicas pelo equipamento permite que os socorristas possam realizar os demais procedimentos necessários as situações, e ainda permite a manutenção das compressões cardíacas durante o transporte do paciente quando houver recomendação para tal.

Os socorristas passaram por uma capacitação e treinamento para a utilização do aparelho, que, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, Carlos R. Hein, irá agregar muito no atendimento à comunidade.

Foto: Divulgação/Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!