Cuidado na internet: Procon alerta para sites falsos de leilões de veículos em SC

O Procon de Blumenau em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Poder Judiciário de Santa Catarina, pedem cautela aos consumidores que estão em busca de adquirir veículos pela internet.

Segundo o NIS, consumidores estão sendo induzidos à compra de veículos em sites falsos que utilizam indevidamente e sem autorização logomarcas de instituições, incluindo a do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Por isso, o NIS está tomando medidas cabíveis para averiguar as irregularidades.

Tanto para o Procon de Blumenau quanto ao NIS, trata-se de um golpe, sendo que os sites afirmam que não podem mostrar o veículo até o recebimento antecipado de um lance do interessado. Além disso, prometem a entrega do bem em até dois dias ao comprador.

Para evitar a propagação e minimizar a existência de falsos sites de leilões, a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) elaborou uma lista com sites considerados falsos e que está à disposição da população neste link. A Aleibras também orienta que o consumidor deve evitar qualquer transação comercial com os sites listados.

As consultas dos veículos devem ser feitas somente pelo site do Detran. Todo e qualquer site não pertencente a este órgão se trata de fraude. Por isso cautela nestas situações.

Foto: Eduardo Saraiva/ A2IMG

error: Conteúdo Protegido !!