DestaquesGeral

Defesa Civil confirma microexplosão em Gaspar

A Defesa Civil estadual concluiu através de análise meteorológica que Gaspar sofreu na tarde de segunda-feira, dia 23, uma microexplosão. O fenômeno ocorre quando uma nuvem não consegue suportar o volume de água no seu interior e toda a água cai de uma vez. De acordo com o radar meteorológico de Lontras, ventos de 90 km/h atingiram Gaspar e destelhou casas e prédios, além disso, foram registrados mais de 20 mm de chuva em apenas 30 minutos, durante o evento adverso.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil atendeu 38 ocorrências, sendo 26 destelhamentos, cinco quedas de árvores, duas quedas de muro, três alagamentos, uma queda de placa em via pública e uma casa foi interditada, após vistoria realizada pelo geólogo de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que constaram o risco iminente de desabamento. A família foi acolhida na casa de familiares e não foi necessário abrir um abrigo.

Entre os bairros mais atingidos estão: Margem Esquerda, Santa Terezinha, Gaspar Mirim e Sete de Setembro. As equipes da Defesa Civil distribuíram 27 kits de lonas para auxiliar na cobertura de estruturas que foram destelhadas. Além disso, o órgão segue com os atendimentos de ocorrências, durante toda terça-feira (24).

A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza, destaca que é necessário fazer o registro das ocorrências. “Pedimos que as pessoas façam o registro oficia no 199, mesmo que não tenha causado grandes danos. Os registros são importantes para que possamos agir na hora e também utilizar os dados para o planejamento e prevenção, além disso, para as pessoas que foram atingidas, por exemplo, podem ser eventualmente beneficiadas com alguma política pública para reconstrução de bens”, pontua Ana Janaína.

A Defesa Civil pede que famílias que sejam atingidas acionem o 199 ou pelo whatsapp (47) 99236-2147 para registrar a ocorrência. A população pode acompanhar os alertas e informações através do site Defesa Civil de Gaspar ou do app Alerta Gaspar, disponível para sistemas android e ios.

Foto: Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!