Descaso alinhado à negligência: patrola atinge rede e deixa quase 6 mil imóveis sem energia no sul de Blumenau
Uma ocorrência registrada por volta das 15h35min desta quarta-feira (11), na Rua Progresso, região sul de Blumenau, provocou a interrupção no fornecimento de energia para aproximadamente 5.863 clientes da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).
De acordo com informações da Gerência Regional da distribuidora de energia, o desligamento foi causado após uma patrola atingir a rede elétrica, provocando o rompimento de cabos, danos a dois postes e a queima de um transformador.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Equipes da companhia foram acionadas imediatamente e realizaram o isolamento da área para garantir a segurança. Além disso, a Celesc executou manobras de carga na rede, com o objetivo de reduzir o impacto da ocorrência e acelerar o restabelecimento do serviço.
Às 16h20min, o número de unidades consumidoras ainda sem energia havia sido reduzido para 998 clientes.
Na sequência, uma equipe pesada foi mobilizada para realizar a substituição das estruturas danificadas, incluindo a recomposição completa da rede, com emenda dos cabos e troca do transformador, garantindo o retorno do fornecimento com segurança.
A Celesc reforça que situações como essa evidenciam a importância de prudência na operação de máquinas e veículos próximos à rede elétrica, evitando riscos à população e impactos em um serviço essencial.
Somente em 2025, na Regional de Blumenau, foram registradas mais de 386 colisões em postes, ocorrências que frequentemente afetam o fornecimento de energia e colocam vidas em risco.
Demora no atendimento e revolta de moradores
O gerente regional da Celesc em Blumenau, João Marcos Ribeiro informou à imprensa às 16h36min que “uma equipe pesada fará a substituição das estruturas danificadas e a recomposição completa da rede, com emenda dos cabos e troca do transformador, para restabelecer o fornecimento com segurança.” sem informar uma previsão exata do reestabelecimento de energia.
Até às 22h35min (horário de publicação desta matéria) exatamente às 998 unidades consumidoras continuavam sem o recebimento de energia. Na escuridão e no calor por mais 7 horas, sem expectativa de resolução de um problema, não tão complexo assim.
Moradores alegam que a máquina envolvida no acidente presta serviço para a Prefeitura e que estaria em situação de irregularidade documental, porém não conseguimos essa confirmação.
Nos últimos dias de 2025, diversos prefeitos do Médio Vale do Itajaí, através da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) cobraram das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e do Governo do Estado imediata solução às interrupções no fornecimento de energia elétrica registradas na época, sobretudo por conta da demora de reestabelecimentos em decorrências de temporais.
O documento assinado de maneira coletiva, expressou preocupação dos prefeitos do Vale Europeu com a recorrência de falhas prolongadas no serviço. A situação da Rua Progresso é uma prova evidente que aparenta que a situação realmente continua muito complicada com relação ao serviço prestado pela Celesc em situações de emergência como a desta quarta-feira.
Para piorar a situação, demonstrando completa negligência, quando uma equipe de uma empresa terceirizada da Celesc, estava operando no local para remoção da patrola, um outro poste acabou tombando sobre outro veículo que estava passando pelo local e por muito pouco não ocorreu uma tragédia.
Fotos: Divulgação / Celesc
