“#dêumlikenavida” incentiva a interação sobre a importância do diálogo e do apoio à prevenção do suicídio

Com a hashtag #dêumlikenavida, a Secretaria Nacional da Juventude vai distribuir mais de 200 mil pulseiras amarelas para chamar a atenção dos jovens sobre a importância do diálogo e do apoio na prevenção ao suicídio. A iniciativa também reforça a necessidade de ficar atento aos sintomas da depressão e de buscar ajuda. A ação ocorrerá ao longo deste mês como parte da mobilização do Setembro Amarelo, que tem ações motivadas pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.

As pulseiras serão distribuídas para organizações não governamentais, entidades da sociedade civil e interessados em participar da iniciativa. Para solicitar, basta mandar um e-mail para juventude@mdh.gov.br.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, em 2018, 13.463 mortes por suicídio. De 2009 a 2018, o suicídio foi o responsável por 115.072 óbitos no País. Entre os fatores de risco estão os transtornos mentais, como depressão, alcoolismo e esquizofrenia, além de bullying por diferentes questões, como sociodemográficas, isolamento social, fatores psicológicos e condições clínicas incapacitantes.

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A Sociedade Brasileira de Psiquiatria alerta que a iniciativa se torna ainda mais importante nesse período de isolamento social provocado pela Covid-19, que leva ao surgimento de doenças mentais e agrava casos já existentes.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), em um posto de atendimento ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

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