Doses de vacina contra Influenza no Drive-Thru estão esgotadas

Em aproximadamente duas horas e meia, o serviço de aplicação de vacinas contra a Influenza no sistema drive thru, que está sendo realizado no Terminal da Fonte, em Blumenau, na manhã desta sexta-feira (27), esgotou a capacidade de atendimento. A vacinação, voltada apenas para idosos, teve início às 7h e, por volta das 9h30, as doses disponíveis se esgotaram. As doses estavam previstas para serem aplicadas até este sábado (28).

De acordo com informações, havia idosos esperando na fila desde às 2h da madrugada. A Seterb está ajudando na organização da fila e, até o carro número 600, os idosos estão com a vacinação garantida. De acordo com o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, logo no início da manhã a fila já chegava até a Coteminas, no bairro Garcia.

Foto: Reprodução / Edit Manerich

Em relação a isso, nós tomamos a decisão de fazer toda a aplicação das doses disponíveis pro drive thru hoje. A gente tinha em torno de 1.600 doses disponíveis, isso seria dividido, mas todas as doses vão ser aplicadas hoje, então amanhã não teremos drive thru, isso tem que ficar claro, porque todas as doses disponíveis vão ser aplicadas hoje pelo grande volume de carros e de pessoas que buscaram essa alternativa aqui no dia de hoje“, explica o secretário. “A orientação fica pras pessoas que estão em casa também não virem mais ao drive thru, porque realmente as doses estão sendo consumidas e não vamos ter mais doses, até porque a gente depende do Estado agora e também do Governo Federal para a disponibilização de mais doses, pra que a gente consiga vacinar a população” complementa. Não há previsão para a chegada de mais vacinas na cidade.

Diante da alta demanda, o número de doses disponíveis esgotou e um novo abastecimento depende da remessa do Governo Federal ao Governo do Estado. Nas duas primeiras horas de atendimento cerca de 250 idosos já haviam sido vacinados. Como cada carro tem no interior uma média de 3 a 4 idosos, o quantitativo para a ação esgotou rapidamente.

A Secretaria de Promoção da Saúde lembra que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até o dia 22 de maio e os agendamentos para aplicação da vacina nas unidades de saúde e ambulatórios gerais deve reabir no dia 31 de março. Até lá, as agendas já foram preenchidas e a reserva de doses é feita para garantir a vacinação dessas pessoas. O agendamento pode ser feito no site www.blumenau.sc.gov.br/corona, no link Vacina, ou pelo aplicativo Pronto Mobile, pelo próprio idoso, ou algum familiar ou conhecido, com o número do CPF do idoso.

É importante frisar que a vacina não protege do coronavírus e que o isolamento social pode proteger os idosos tanto do Covid-19 quando das gripes. A Secretaria de Promoção da Saúde salienta também que todos serão vacinados dentro do prazo da campanha do Ministério da Saúde, à medida em que as doses forem sendo recebidas.


Foto: Wellington Civiero / NW Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!