DestaquesGeral

Em um mês, mais de 150 focos de Aedes são encontrados em Blumenau

Mais de 600 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foram encontrados em Blumenau nos primeiros cinco meses do ano de 2020. De acordo com a equipe de endemias da Secretaria de Promoção da Saúde do município , no último mês, de 28 de abril a 28 de maio, foram localizados 157 novos focos.

Desde janeiro deste ano, o município foi considerado infestado pelo mosquito. Em 2020, há 640 focos encontrados. Os bairros Centro, Victor Konder, Itoupava Seca, Vila Nova e Velha são os que apresentam maior incidência. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado é de cerca de 250%, quando foram identificados 182 casos.

A coordenadora do Programa de Combate a Dengue de Blumenau, Eleandra Casani, ressalta como parte fundamental do processo de eliminação de criadouros do mosquito, que são locais que possam acumular água parada e onde o inseto deposita os ovos, a participação da população em verificar os jardins e entorno. “Temos percebido nas inspeções que mesmo as pessoas estando mais em casa por causa da pandemia, muitos ainda não criaram o hábito de eliminar lixos, entulhos, bromélias e até limpar ralos que acumulam água e podem trazer a dengue para próximo das residências”, destaca.

Até o momento, os agentes fazem visitas orientativas, mas vêm encontrando dificuldade para que as pessoas mantenham os locais livres de possíveis criadouros.  E, quando retornam a algumas residências e estabelecimentos, o local apresenta novamente reservatórios de água onde o mosquito pode se proliferar. Diante do não cumprimento das orientações, quem estiver cometendo infrações poderá ser penalizado, com multas que chegam a R$ 500,00, conforme previsto na Lei Estadual Nº 16.871/2016.

Blumenau registra, até o momento, 12 casos importados de dengue, o que significa que os moradores contraíram a doença em outras cidades. Também foram confirmados dois casos autóctones, quando a doença é adquirida no município, ambos no bairro Itoupavazinha.

Dicas e cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Elimine água parada de todos os recipientes;
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a  
borda
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
– Mantenha lixeiras tampadas
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura,
principalmente as caixas d’água
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
– Mantenha ralos fechados e desentupidos
– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos
animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana
– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos,
utilize hipoclorito
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados e
mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito

Foto: Divulgação / PMB

error: Conteúdo Protegido !!