DestaquesTecnologia e Inovação

Empresa blumenauense desenvolve luva adaptada para que PCDs operem máquinas de costura

Atualmente, o Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para facilitar o dia-a-dia dessas pessoas no ambiente profissional no ramo têxtil, uma empresa de Blumenau, a Welttec, desenvolveu uma luva tecnológica adaptada para que o público PCD (pessoa com deficiência) possa costurar sem fazer uso do pedal. O equipamento é voltado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros inferiores ou que não tenham mobilidade.

Depois de cerca de um ano de estudos e testes, feitos inclusive com membros da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef), a Hands On saiu do papel. A luva tecnológica adaptada para PDC é de fácil manuseio e funciona através de comandos simples pelo toque das mãos, substituindo o uso dos pés na hora de operar o maquinário. Ela permite todos os comandos, como costura, arremate, levantador de calcador e acionamento do corte de linha. A novidade, inicialmente, está disponível para conexão via bluetooth do sistema da máquina de costura industrial Jack A4F, da marca Jack Sewing Machine Co., a maior do segmento no mundo.

“Com essa novidade, unimos responsabilidade, inclusão e inovação para solucionar uma demanda do setor produtivo, gerando ainda mais oportunidades no mercado de trabalho”, comenta Eduardo Elias Martins, CEO do Grupo ENM, composto pelas empresas Welttec, Link Comercial, Zee Rucci e ENM Comércio.

A luva já pode ser adquirida tanto por pessoas físicas quanto jurídicas na Welttec.

Foto: Welltec/Divulgação.

error: Conteúdo Protegido !!