DestaquesGeral

Empresa de Blumenau desenvolve sistema que controla acesso a estabelecimentos para controle epidemiológico

Com o propósito de auxiliar os estabelecimentos que estão funcionando neste período de isolamento social a se prevenir contra o Covid-19, uma empresa de Blumenau desenvolveu um sistema que permite às empresas identificar a situação de seus clientes em relação ao coronavírus. Desenvolvido em sete dias pela Lilium Sistemas, em conjunto com um time multidisciplinar de médicos, advogados e profissionais de marketing, o Desviralize monitora o acesso a estabelecimentos para controle epidemiológico.

Lançado na quarta-feira (1º), o site já tem usuários cadastrados, mas para o pleno funcionamento, a população como um todo deve utilizá-lo. “Optamos por usar um site ao invés de um aplicativo, para dar mais rapidez na disponibilidade da solução, e não obrigar o cidadão a baixar mais um app” explica Felipe Bittencourt, engenheiro de automação da IndiqueAí, cuja equipe também desenvolveu o Desviralize.

Funciona da seguinte forma: restaurantes, lojas, supermercados e até transporte público poderão verificar o status de seus clientes no momento da entrada, pedindo que façam um check-in por Código QR para registro do local e horário de presença. Se o status for verde, significa que o cliente não esteve no mesmo estabelecimento e mesmo horário que nenhuma pessoa posteriormente confirmada com COVID-19. Status Amarelo significa que o cliente esteve no mesmo estabelecimento e mesmo horário de uma pessoa que tenha sido confirmada com COVID-19 nos últimos 14 dias, e por isso deve ser aconselhado a fazer quarentena por 14 dias (contando desde o dia em que esteve com a pessoa infectada). Amarelo não significa necessariamente que a pessoa está infectada, mas que tem probabilidade de estar. Ela volta ao status verde automaticamente depois que expirar o número de dias de sua quarentena. Vermelho significa que o cliente foi diagnosticado, por um exame médico das autoridades competentes, com Covid-19. Esta pessoa não deveria sequer sair à rua.

O cidadão que estiver utilizando o Desviralize será informado por SMS se esteve no mesmo estabelecimento e horário que uma pessoa que tenha sido diagnosticada com Covid-19. Assim, ele deverá fazer uma auto quarentena durante o prazo identificado pelo sistema.

A ideia é que o governo local que aderir ao Desviralize oriente os estabelecimentos que desejarem abrir suas portas a utilizar o aplicativo e controlar a entrada dos clientes. De acordo com Felipe Bittencourt, há prefeituras dos estados Santa Catarina e Minas Gerais interessadas no sistema. Os cidadãos também devem se registrar no site e receberão um código para que possam entrar nos estabelecimentos mesmo sem o celular. Para a eficácia do sistema, é importante a adesão das pessoas e do poder público. “Temos que entender que há a necessidade de mudança de cultura neste momento, o mundo não será mais o mesmo daqui para frente” completa Felipe.


Foto: Divulgação / IndiqueAí

error: Conteúdo Protegido !!