DestaquesEconomia

Empresários Catarinenses na Canton Fair: Explorando Oportunidades no Mercado Internacional

A grandiosidade da Canton Fair, na China, impressiona até mesmo os mais experientes visitantes. Com mais de 50 mil expositores espalhados por meio milhão de metros quadrados, o evento de 15 dias é dividido em três fases para abranger todos os segmentos de produtos, tudo isso com a organização característica dos orientais.

A diversidade de produtos, que ultrapassa 3,3 mil itens diferentes, as oportunidades de contatos comerciais e o acesso às tendências de mercado em primeira mão são algumas das vantagens destacadas pelos empresários brasileiros, que marcam presença crescente a cada edição. Para Thiago Raitez, da Father & Company Brasil, a feira chinesa é crucial para quem busca novas oportunidades de negócios e diversificação comercial.


“A Canton Fair retornou ao formato presencial em abril do ano passado, e esta é a terceira edição com exposição física pós-pandemia. Percebemos uma energia diferente na feira, com os expositores adaptados às novas posturas do consumidor e atentos às questões sustentáveis. É uma oportunidade rica para conhecer tendências e fazer contatos comerciais, e os fornecedores estão particularmente interessados em fazer negócios com empresas brasileiras”, comenta Thiago.

Acompanhando alguns empresários catarinenses na China, representantes da Father fornecem apoio durante a visita à feira e já planejam estratégias para a próxima missão internacional em outubro, quando a comitiva deverá ser ainda mais robusta. “Estamos visitando vários fornecedores para identificar novos negócios para os segmentos de empresas que atendemos”, explica o executivo.

Essa abordagem também é adotada por Thomas Knoch e Marcos Almeida, do Grupo Solar Vale, empresa de soluções fotovoltaicas sediada em Santa Catarina. Pela primeira vez na Canton Fair, os empresários ficaram impressionados com a variedade de produtos e soluções apresentadas. Além disso, estão visitando fábricas chinesas para garantir a qualidade dos produtos. “Tem sido uma experiência muito positiva, desde identificar inovações até entender a fabricação dos itens que importamos”, afirma Marcos.

“O setor de energia solar no Brasil está muito desenvolvido e isso abriu o mercado globalmente. Olhando para o nosso negócio, percebemos que o mercado de energia terá um crescimento significativo”, complementa Thomas.

Esta é a 135ª edição da Canton Fair, que ocorre até 5 de maio, na cidade de Cantão, na China.

Foto: Divulgação / Solar Vale

error: Conteúdo Protegido !!