Entidades de Santa Catarina querem suspensão de entrega do título de Cidadão Catarinense a Lula

O Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC apoia a iniciativa do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), que pede a suspensão do ato de entrega do título de Cidadão Catarinense ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi condenado em segunda instância por unanimidade por três desembargadores do TRF-4, que estipularam uma pena de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

FAESC, FACISC, FAMPESC, FCDL, FECOMÉRCIO, FIESC e FETRANCESC defendem por meio de uma Notal Oficial, emitida nesta sexta-feira (23), que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) suspenda o ato de entrega do título concedido a Lula enquanto ainda ocupava o cargo de presidente da república, e solicita que a Assembleia revogue a concessão.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Cidadão Honorário é um título entregue a uma pessoa importante, por prestar favores que ajudem no desenvolvimento social local. A pessoa homenageada passa a ser conterrânea da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou com a honraria. A honraria foi aprovada há dez anos pela Alesc e teve apenas um voto contrário, que foi o do deputado Kennedy Nunes (PSD). Na época, Lula estava em seu segundo mandato na Presidência da República.

Por meio de um ato da presidência, assinado na terça-feira, o presidente Aldo Schneider (PMDB), designou a deputada Ana Paula Lima (PT) para entregar o título. Ana Paula, é esposa do deputado federal Décio Neri de Lima, também do PT, que está coordenando a “caravana” de Lula pelo Sul do Brasil. Os dois petistas residem em Blumenau, ela já foi vereadora na cidade e Décio prefeito por duas vezes, porém nenhuma cidade do Vale do Itajaí foi escolhida para passagem do ex-presidente.

Mesmo com tantas manifestações contrárias, ações na justiça e repúdio nas redes sociais o título foi entregue no início da tarde deste sábado (24) na Praça da Catedral, Centro de Florianópolis.

 

Foto: Reprodução / Facebook

error: Conteúdo Protegido !!