Escolas públicas recebem de setembro a novembro espetáculo com bonecos em teatro infantil

O projeto Amigos Gigantes traz para o Vale do Itajaí uma experiência única de teatro de bonecos, com apresentações gratuitas direcionadas a alunos, educadores e residentes de instituições sociais. Idealizado pela Cia Macadame, o espetáculo conta com seis personagens principais: Tainha Voadora, Bento, Zazau, Sapo Di, Coelho Jorel e Bernunça. No total, serão realizadas 10 apresentações em locais específicos das três cidades, todas com classificação indicativa LIVRE e inclusão de intérprete de LIBRAS em diversas sessões.
Em Blumenau, as apresentações ocorrem na Casa de Acolhida São Felipe Néri (Rua Paul Hermann Rosenwasser, bairro Velha Grande), no dia 24 de setembro, às 9h; na Casa de Repouso São Simeão (Rua Norberto Seara Heusi, 419, bairro Escola Agrícola), no dia 4 de outubro, às 15h30; e na Escola Básica Estadual Hercílio Deeke (Rua José Reuter, 581, bairro Velha Central), no dia 8 de outubro, nos períodos matutino e vespertino.
Em Gaspar, o espetáculo chega à Escola Básica Estadual Frei Policarpo (Rua Bonifácio Haendchen, 4400, bairro Belchior Alto), no dia 22 de outubro, também nos períodos matutino e vespertino.
Já em Guabiruba, as ações acontecem na Escola Básica Municipal João Jensen (Rua Holstein, 564, bairro Holstein), no dia 5 de novembro, nos períodos matutino e vespertino; e na Escola Básica Municipal Profº Carlos Maffezzolli (Rua São Pedro, 140, bairro São Pedro), no dia 12 de novembro, nos mesmos horários, com intérprete de LIBRAS no período matutino.

Com produção geral e direção de Rafael Leandro e Priscila Gilinski, o projeto enfatiza a democratização do acesso à cultura. Segundo Priscila Gilinski, a iniciativa leva o teatro diretamente a escolas, casas de acolhimento e lares de idosos, garantindo que crianças, adolescentes, idosos e pessoas com necessidades especiais tenham contato com a arte dos bonecos gigantes. Ela destaca ainda o pioneirismo da Cia Macadame em Blumenau na tradição dos bonecos gigantes em Santa Catarina.
A narrativa do espetáculo segue Bento, um contador de histórias e pescador, que encontra a Tainha Voadora e parte em busca da lendária Bernunça, figura do folclore açoriano. A jornada conta com o apoio de amigos como o skatista Coelho Jorel, a corajosa Zazau e o DJ cantor Sapo Di. A apresentação interativa une cultura popular, imaginação e consciência ambiental, convidando o público a participar.
Rafael Leandro explica que os bonecos, confeccionados artesanalmente pela companhia, servem como instrumento de diálogo com o imaginário, conectando gerações. A dramaturgia, construída coletivamente pela Cia Macadame, aborda temas como amizade, respeito à diversidade, trabalho em equipe, valorização da cultura popular e preservação ambiental, em uma linguagem lúdica e acessível.
O projeto é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), via Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, Edição 2024.

Foto: Divulgação / Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA)