ColunistasDestaques

Filho autista: missão dos pais em transformar desafios em pontes para inclusão

Confira a coluna de Rodrigo Gonçalves presidente do Instituo Vinicius Ian, que integra o time seleto de colunistas do Mesorregional. Ele escreve periodicamente a cada 15 dias, sobre temas que certamente lhe prenderão na leitura, com conhecimento sobre sua mente, seu comportamento, sua vida e até mesmo suas atitudes. Confira abaixo seu segundo artigo:

Ter um filho com o transtorno do espectro autista é, antes de mais nada, uma oportunidade de transbordar amor da forma mais sublime que existe, sem esperar nada em troca. Mas é óbvio que também significa um grande desafio. Nem todos os pais estão preparados para lidar com as dificuldades. E essa caminhada, com amor, fica um pouco mais fácil, apesar de,  às vezes, acharmos que estamos lutando contra o mundo para fazer serem respeitados os direitos das crianças com necessidades especiais.

Eu sou pai de um autista, o Vinícius Ian, e nesses momentos de insegurança, teu filho te recebe com um sorriso. E o amor transborda, fazendo com que você esqueça dos dissabores sofridos e se abasteça de mais vontade para continuar lutando pela inclusão e por um mundo melhor preparado para autistas e crianças que tenham qualquer outra dificuldade.

Sou presidente do Instituto Vinícius Ian, inspirado no meu filho, e sou a prova viva de que o amor nos move. Posso dizer que minha vida se resume a um Rodrigo antes de se tornar pai do Vinícius e outro depois do diagnóstico do meu filho. Em vez de sentar e reclamar, me tornei um verdadeiro guerreiro na luta pela inclusão e pelo respeito às diferenças. Minha jornada pessoal foi transformada e hoje meu propósito, por meio do Instituto, é de ajudar mais famílias.

A minha jornada, juntamente com minha esposa, depois que identificamos o que o Vinícius tinha, foi de descobertas constantes e de muitas brigas para que os seus direitos fossem respeitados, inclusive, que ele, como indivíduo com necessidades especiais, fosse acolhido em qualquer lugar, seja na escola, em um restaurante, em um passeio. O Vinícius foi agraciado com um pai advogado que buscou os caminhos para lhe ajudar. Mas há milhares de crianças com pais que estão sofrendo, tendo seus direitos desrespeitados, e que não sabem o que fazer. Por isso,  senti no coração a vontade de criar o Instituto, com o objetivo de ajudar essas pessoas de forma gratuita.

Com 2 anos de existência, o Instituto, além de apoio jurídico, também tem um projeto inovador de “Cão de Apoio Emocional”, sendo que o primeiro contemplado com um desses cachorros foi o Vinícius. O cão de apoio emocional Jazz está fazendo a diferença na vida da família. Quem quiser um desses cachorros, pode buscar informações sobre como funciona e exigências no Instituto. Além disso, no ano passado ocorreu o projeto “Cestas Mágicas Para um Natal Especial”, por meio do qual famílias escolhidas pela APAE receberam os alimentos.

O Instituto Vinícius Ian é mais do que um projeto; é um movimento, uma causa pela qual vale a pena lutar. Convido a todos a se juntarem a nós nesse movimento de amor e inclusão. Seja através da doação, do voluntariado ou compartilhando esta missão. Cada um de nós tem a capacidade de contribuir para um mundo mais inclusivo. Juntos, podemos continuar a construir um legado de amor e esperança, inspirado por Vinícius e vivido por todos nós.

Quem precisar de auxílio pode nos contatar pelo Instagram @institutoviniciusian, WhatsApp (47) 3091-2778 ou no e-mail: contato@institutoviniciusian.org.br.

error: Conteúdo Protegido !!