Força Aérea Brasileira irá resgatar brasileiros em ilha do Caribe atingida por furacão

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai resgatar brasileiros que estão na Ilha de São Martinho, no Caribe, uma das mais atingidas pelo Furacão Irma. De acordo com o Itamaraty, 32 brasileiros estão na ilha e necessitam de ajuda. Conforme nota divulgada neste domingo (10) pelo Itamaraty, ainda há mais 22 brasileiros na Ilha de Tortola e 11 em Turcas e Caicos, porém, o aeroporto de Tortola não tem condições de aterrissagem.

O Ministério de Relações Exteriores brasileiro está em contato com França, Países Baixos e Reino Unido para “averiguar se estaria sendo elaborado plano de socorro e evacuação dos nacionais nas respectivas ilhas, no intuito de verificar a possibilidade de inclusão de brasileiros naquelas operações”. “Com efeito, alguns brasileiros, que se encontravam em regiões determinadas, já receberam apoio ou lograram ser retirados das ilhas graças à cooperação daqueles países”, informa o Itamaraty.

O avião da FAB fará o resgate na terça-feira (12), sendo que foi montado um núcleo de atendimento emergencial na área consular do Itamaraty em Brasília, que vem operando presencialmente desde a eclosão da crise. Com isso há uma rede de comunicação em tempo real com todos os postos da rede consular dos países atingidos. Ainda de acordo com o governo brasileiro, centenas de ligações e mensagens de brasileiros que se encontram nas regiões afetadas foram recebidas por familiares e amigos desses atingidos.

 

 

Vítimas fatais

Por conta da passagem do Irma pelo Caribe, pelo menos 25 pessoas perderam a vida, além de outras três na Flórida. Há possibilidade de haver um número maior de perdas humanas, já que parte dos países atingidos estão sem comunicação e por conta não foi possível o repasse de informações.

 

Foto: Gerben van Es / Netherlands Ministry of Defence

error: Conteúdo Protegido !!