DestaquesTurismo

Frio convida à Serra Catarinense: conheça três destinos para viajar neste inverno

Com a chegada do frio, é hora de explorar os encantadores destinos de inverno na Serra Catarinense. A região, conhecida por sua natureza deslumbrante, oferece uma variedade de opções para os amantes das paisagens montanhosas e dos dias gelados, com campos e vales cobertos de neblina, geada e até neve. Características essas que atraem milhares de turistas todos os anos. Em 2022, a associação dos municípios da região contabilizou mais 300 mil pessoas no setor de hotelaria e uma movimentação de quase R$60 milhões de arrecadação só em julho – ponto alto da estação.

Mas os primeiros visitantes já começam a chegar ainda no outono, quando o frio vai ficando mais rigoroso. Casais, famílias inteiras e grupo de amigos lotam as hospedagens nesse período, viajando em pequenos grupos ou em excursões. Seja para apreciar a neve, a gastronomia, explorar trilhas, ou simplesmente desfrutar do clima frio, a Serra oferece uma variedade de destinos. Dentre eles pode-se citar Bom Retiro, conhecida como o “Portal da Serra Catarinense”, assim como São Joaquim e Urubici, que são algumas das cidades mais famosas.

Em termos de economia, a alta procura pelos destinos de inverno movimenta o turismo local e aquece, também, as vendas nas empresas de transporte,visto que muitos turistas optam pelas viagens de ônibus, pela segurança e comodidade. “É comum nesse período o aumento da busca pelo serviço de fretamento eventual, que corresponde à disponibilização de ônibus para excursões, por exemplo. E entre os destinos mais procurados aqui de Santa Catarina, com certeza a Serra é um dos principais. Os grupos diferem muito, são desde idosos a jovens, que se reúnem e optam por esse tipo de translado”, comenta Lycurgo Coelho de Souza, presidente da empresa Reunidas, uma das mais tradicionais do estado no ramo de transporte rodoviário.

Três cidades da Serra para conhecer neste inverno

Na estação mais fria do ano, a Serra Catarinense se transforma em um verdadeiro cartão-postal, com cenários perfeitos para os amantes da fotografia e para aqueles que buscam uma conexão com a natureza em sua forma mais exuberante. Além da beleza natural, a região oferece uma série de atividades e atrações. Confira um pouco mais sobre algumas das cidades:

Bom Retiro: refúgio natural e cultural
Conhecida como a porta de entrada da Serra Catarinense, Bom Retiro é um convite à contemplação da natureza exuberante. Com seus vales, montanhas e cachoeiras, a cidade de cerca de 10 mil habitantes oferece um ambiente perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Ela abriga o ponto mais alto do estado, o Morro da Bela Vista do Ghizoni, localizado na região do Campo dos Padres. Além disso, a região possui uma rica história cultural e religiosa, além da gastronomia e suas vinícolas de altitude. Confira aqui o mapa turístico lançado neste ano pela secretaria de turismo da cidade.

São Joaquim: um do locais mais frios do Brasil
Conhecida como a “Cidade da Neve”, é famosa por suas baixas temperaturas e pela possibilidade de presenciar o fenômeno durante o inverno. Com paisagens alpinas, vinícolas e uma rica cultura gastronômica, São Joaquim oferece uma experiência única aos visitantes. As vinícolas de altitude, Snow Valley, Mirante dos Pinheiros e Belvedere, são pontos turísticos imperdíveis, que ainda proporcionam vistas panorâmicas deslumbrantes da região. Veja mais no portal de turismo do município.

Urubici: beleza natural e aventura
Urubici, por sua vez, é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo. Com seus cânions, cavernas e cachoeiras e trilhas desafiadoras, a cidade atrai viajantes em busca de aventura e contato com a natureza. No parque Nacional de São Joaquim, é possível visitar o Morro da Igreja e a famosa Pedra Furada, um cartão-postal da região. O ponto mais alto da Serra do Corvo Branco também fica na cidade. Veja mais no portal do turismo da cidade.

Foto: Divulgação.

error: Conteúdo Protegido !!