Frio! Muito frio está pra chegar e deve causar neve e chuva congelada.

Entre quarta e quinta-feira (19 e 20 de agosto), uma combinação de frente fria, com a forte massa de ar polar e a circulação ciclônica de uma baixa pressão atmosférica, deve favorecer a entrada de ventos muito frios e úmidos em boa parte do Brasil, principalmente no sul do país, o que ocasionará possibilidade de neve e chuva congelada nas serras catarinenses, com chance maior do fenômeno entre a tarde e a noite da quinta-feira.

A sexta-feira, dia 21 de agosto, ainda será bem úmida e fria nas regiões serranas, por isso a previsão de neve e chuva congelada ainda persiste no decorrer do dia nas regiões mais frias do estado. De acordo com nota divulgada pela A MetSul Meteorologia a massa de ar polar é bastante grande e muito intensa que vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul, com potencial de ser um evento histórico de frio e neve.

A frente fria é tratada como bolha de ar antártico, que avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Assim, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar até mesmo ao Hemisfério Norte, onde é verão.

Foto: Dionata Costa / FDS – São Joaquim Online

A situação pode trazer transtornos consideráveis nesses dias, principalmente para a agricultura, principalmente na Serra, onde as temperaturas devem ser registradas abaixo de 0ºC por alguns momentos.

Foto em destaque: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

error: Conteúdo Protegido !!