DestaquesPolíticaSegurança

GAECO deflagra operação que apura fraudes em concursos públicos em Santa Catarina

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação “Gabarito em Branco”, destinada a apurar supostas fraudes relacionadas à organização, elaboração e resultados de concursos públicos realizados no município de Maracajá, no Sul do Estado.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Por determinação do 25º Juízo das Garantias do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Maracajá e Meleiro, em Santa Catarina, além de Cascavel e Umuarama, no Paraná.

Segundo o Ministério Público, a investigação foi instaurada para apurar possíveis irregularidades em concursos públicos realizados em 2023 e em um processo seletivo promovido em 2024 pelo Poder Público de Maracajá.

Conforme as investigações, o município teria contratado, por meio de dispensa de licitação, um instituto sediado em Cascavel, no Paraná, para a realização dos certames.

Suspeita de crime eleitoral

Com o avanço das apurações conduzidas pelo GAECO, foram identificados elementos que indicariam a possível prática de crime eleitoral associado a outros ilícitos comuns, ampliando o alcance da investigação.

As diligências realizadas nesta terça-feira têm como objetivo recolher documentos, equipamentos e outros materiais que possam auxiliar na comprovação das irregularidades investigadas, bem como identificar todos os envolvidos no suposto esquema, incluindo representantes da empresa responsável pela execução dos concursos.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para análise da Polícia Científica de Santa Catarina, que realizará exames periciais para subsidiar a continuidade das investigações.

A operação conta ainda com apoio operacional do GAECO do Ministério Público do Paraná, responsável por auxiliar o cumprimento das ordens judiciais fora do território catarinense.

Origem do nome da operação

Segundo o Ministério Público, o nome “Gabarito em Branco” faz referência à suposta metodologia utilizada pelos investigados para favorecer aprovações em concursos públicos.

A investigação tramita sob sigilo judicial e novas informações deverão ser divulgadas apenas quando houver autorização para publicidade dos autos.

Fotos: Divulgação / GAECO

error: Conteúdo Protegido !!