DestaquesSaúde

Gaspar confirma primeiro caso de chikungunya e 58 de dengue

Mais uma semana de chuva e a dengue segue sendo motivo de preocupação para a Prefeitura de Gaspar. O boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (11) registra 58 casos positivos e 84 casos em investigação da doença. Além disso, foi confirmado o primeiro caso positivo de Chikungunya na cidade neste ano.

Com as chuvas, os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças, têm se multiplicado, sendo encontrados até o momento 583 focos. São seis bairros infestados, sendo eles: Centro, Sete de Setembro, Santa Terezinha, Coloninha, Margem Esquerda, Bela Vista. É importante ficar atento e eliminar os pontos de água parada, principalmente após o período de chuva.

A prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti é considerada a forma mais eficaz de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya. A água parada em locais ao ar livre se torna um ambiente propício para a reprodução do mosquito, aumentando o risco de infestação.

É fundamental que a população esteja consciente da importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas residências e áreas próximas. Medidas simples, como tampar recipientes com água, limpar calhas, manter piscinas tratadas e descartar corretamente o lixo, podem contribuir significativamente na redução dos riscos de infestação. A utilização de repelente também é recomendada para a população que frequenta as áreas infestadas.

Foto: Guilherme Spengler/Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!