DestaquesEconomia

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

A partir desta sexta-feira (01), todas as geladeiras que chegarem ao comércio brasileiro, fabricadas no Brasil ou importadas, deverão apresentar a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (ENCE) do Inmetro. Além das subclasses indicando a diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes, a nova etiqueta chega ao mercado com a introdução de um QR Code que remete o consumidor ao status do registro do refrigerador – ativo, inativo, suspenso ou cancelado.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

O QR code se tornará uma ferramenta cada vez mais importante na interação do consumidor com a etiqueta, dando a ele uma série de informações que podem ajudá-lo na decisão de compra do equipamento mais eficiente energeticamente e obviamente mais barato em termos de consumo. Para isso a Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos (Divet) do Inmetro está trabalhando na ampliação da utilização da ferramenta para que se torne mais robusta em termos de informações.

A nova etiqueta para geladeiras introduz as subclasses A+++, A++ e A+ para classificar os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”.

Foto: Vitor Santana/Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!