Governo de SC lança nota fiscal eletrônica para simplificar arrecadação e a sonegação de impostos

Na manhã desta terça-feira(04), o governador Carlos Moisés participou do lançamento da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), em São José, na Grande Florianópolis. O objetivo é que o documento ofereça mais segurança, agilidade controle e simplificação ao processo de coleta de impostos no estado. Nesta primeira fase experimental de implantação da NFC-e, participarão 20 redes de lojas.

Esta modalidade de emissão de nota fiscal era um pedido da administração de Moisés ao setor fazendário do Estado com a promessa de justiça fiscal e para evitar a sonegação de impostos. Com essa implantação, o Estado se transformará em uma plataforma digital de arrecadação de tributos. A intenção é que seja elaborada pela Secretaria da Fazenda um sistema de emissão de notas fiscais com premiação. Toda NFC-e terá um QR Code, o que poderá incentivar a criação de aplicativos nesse sentido.

Uma das vantagem da NFC-e é sua emissão ser realizada por meio de Programa Aplicativo Fiscal, de forma autônoma, sem dependência direta do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), além de simplificar o conjunto de obrigações acessórias relacionadas com a escrituração fiscal e contábil das empresas.

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

error: Conteúdo Protegido !!