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Governo do Estado promete concluir o primeiro trecho da Via Expressa de Blumenau, mas sem prazo definido

Na manhã desta terça-feira (20), o Governo do Estado de Santa Catarina garantiu que o primeiro trecho do prolongamento da Via Expressa (a nova SC-108) em Blumenau será concluído mas sem prevê um prazo. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e do superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade e de outros parlamentares, Marcos da Rosa (União).

De acordo com as autoridades, a paralisação das obras da Via Expressa, iniciadas em 2014, foi causada por erros no projeto, que levaram à suspensão dos trabalhos em agosto do ano passado. O secretário Jerry Comper confirmou que a Secretaria de Infraestrutura está tomando as providências necessárias para ajustar o projeto e permitir a retomada da obra, com foco na primeira etapa, que abrange a construção de três quilômetros de ligação entre a BR-470 e a Rua Theodoro Pasold.

Entre as adequações exigidas estão os acessos à BR-470, que necessitam de aprovação do DNIT, além das cabeceiras do viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf e a rótula de interseção com a Rua Theodoro Pasold. A expectativa é que, após a conclusão dessa primeira fase, o trecho traga melhorias significativas para o fluxo de tráfego, especialmente na região Norte de Blumenau.

Avanços e desafios

O deputado Napoleão Bernardes, que tem acompanhado o andamento da obra desde o início, destacou a importância do compromisso do Estado. “Até então, não tínhamos sinalização alguma sobre a continuidade dessa obra estratégica para Blumenau e toda a região. Agora, temos algo concreto: o compromisso de conclusão desses três quilômetros iniciais, tornando-os funcionais para a mobilidade urbana”, afirmou Bernardes.

No entanto, o deputado também lamentou a situação atual do canteiro de obras, que se tornou um grande depósito de lixo. Ele cobrou urgência nas medidas para retomar os trabalhos e destacou a necessidade de respeito ao recurso público. “O que começou tem que terminar”, frisou.

Rediscussão das etapas seguintes

Apesar do avanço na primeira fase, os trechos subsequentes do projeto, que somam 12 quilômetros entre a Rua Theodoro Pasold e a SC-108, precisarão ser revistos. O secretário Jerry Comper informou que os próximos passos exigem novos estudos e rediscussões devido a obstáculos financeiros e ambientais não contemplados inicialmente. O passivo financeiro gerado por compensações ambientais e indenizações impactou o andamento do projeto, e o custo total da obra, atualizado, pode superar os R$ 600 milhões.

Meta e impacto

Cabe destacar que o prolongamento da Via Expressa é uma obra fundamental para o alívio do intenso fluxo de veículos na Rua Dr. Pedro Zimmermann, uma das principais vias de Blumenau, especialmente em horários de pico. A conclusão da primeira etapa trará melhorias significativas para a mobilidade urbana e contribuirá para o desenvolvimento da cidade.

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

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