DestaquesSegurança

Homem que surtou e ameaçou explodir residência no sul de Blumenau acaba preso

No final da manhã desta terça-feira (01), a Polícia Militar (PM) de Blumenau foi acionada através do botão de pânico do aplicativo PMSC Cidadão, para atender uma ocorrência na rua Anna Groh, no bairro Progresso. Chegando ao local, a equipe constatou que um homem apresentando sinais de surto psicótico estava trancado em uma residência e ameaçava ligar o gás e explodir sua casa.

De acordo com a PM, a informação inicial era de que o individuo estava em posse de uma faca e cacos de vidro e a, principio, manteve sua mãe em cárcere privado. Entretanto, antes mesmo da polícia chegar ao local, ela foi liberada. A mãe tinha uma medida protetiva contra o filho, usuário de drogas e, recentemente, estava sendo tratado por causa de distúrbios psicológicos.

Ainda conforme o relato da PM, a situação teve início as 11h30min e, primeiramente, a equipe seguiu os protocolos de isolamento do local. Após constatar qual era a ocorrência fez o acionamento da equipe Cobra do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PM) para que essa fizesse a negociação e tentasse a rendição do suspeito. Mediante a confirmação do caso, o Corpo de Bombeiros Militar também foi acionado e equipes também permaneceram no local durante toda a tarde.

Após cerca de 6h de conversa a equipe conseguiu se aproximar e fazer a intervenção e conter fisicamente o homem. Ele foi encaminhado para avaliação médica e foi preso em flagrante pelo descumprimento da medida protetiva.

Segundo o major Cristofer Tielmann, comandante operacional do BOPE, eles foram acionados pela gravidade da situação, pois o homem ameaçava explodir a residência com gás de cozinha. “O individuo mostrava pontos de exaltação e calmaria. Os negociadores foram conversando com ele e evoluindo até que chegou o momento em que foi possível uma intervenção. Analisamos a situação e optamos pela manobra menos arriscada para todos os envolvidos, não houve resistência por parte do mesmo”, afirmou.

O rapaz, de 27 anos, que tem nome de Cesar foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio, mas já preso, isso por conta de ter desrespeitado a medida protetiva obtida por sua mãe, que até iria conversar com a imprensa no local, mas que foi impedida por uma terceira pessoa.

error: Conteúdo Protegido !!