DestaquesPolítica

Hospital Misericórdia de Blumenau recebe homenagem em sessão especial

Referência em saúde de qualidade na região nordeste do estado de Santa Catarina, o Hospital Misericórdia de Blumenau foi celebrado na manhã desta segunda-feira (13) em sessão especial promovida pelo Senado, que homenageou a instituição beneficente pelo seu centenário, datado de 22 de fevereiro de 2023.

Conhecido como “Hospital da Vila Itoupava”, o distrito “mais alemão” de Santa Catarina, onde foi construído em arquitetura eixamel tombada pelo Patrimônio Histórico de Blumenau e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Misericórdia encurtou distâncias aos moradores da região, que precisavam na década de 1920 de muitas horas de carroça para conseguirem atendimento nos hospitais mais próximos.

— Trata-se de instituição beneficente, responsável por boa parte dos atendimentos médicos da região norte da cidade de Blumenau e municípios vizinhos. (…) Por isso, esta sessão deve ser entendida como um tributo que o Senado presta a um bom exemplo e um esforço para tornar este exemplo algo vivo na imaginação e no ideário de todos nós — disse o senador Esperidião Amin (PP-SC), que requereu a sessão solene.

Amin explicou que a criação da Sociedade Beneficência Misericórdia de Vila Itoupava se deu por iniciativa de lideranças comunitárias, tais como o farmacêutico Max Haufe, e o médico Alfredo Hoess, responsáveis pelo início do atendimento médico na região, além dos senhores Max Wulf, Carl Bauer e Frederico Kuelian, que, em março de 1923, juntamente com moradores de Jaraguá do Sul, Pomerode, Massaranduba, Luiz Alves e Gaspar se cotizaram para reunir os fundos necessários.

— Ao longo desses cem anos, o hospital se tornou fundamental na prestação de serviços médicos à população, incluindo a recente pandemia de covid-19, que praticamente coincidiu com a entrada em operação de suas novas instalações, permitindo o socorro imediato nesta que é uma das mais desafiadoras crises sanitárias do século XXI. Atualmente, o Hospital Misericórdia da Vila Itoupava é referência em saúde na sua região, especialmente nas áreas de saúde mental e cirurgias de baixa e média complexidade, se destacando em cirurgias de catarata, que já ultrapassaram a marca de 10 mil por mês.

Administrada pela Associação Hospitalar Beneficente Misericórdia de Vila Itoupava, sem fins lucrativos, o hospital atende a maior parte dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ex-senador Dário Berger enviou mensagem para congratular a “justa homenagem” aos atuais dirigentes da instituição, que estão à frente do Misericórdia há mais de 50 anos.

Foto: PMB/Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!