DestaquesGeral

Hospital Oase de Timbó será referência para tratamento do Coronavírus

O Hospital e Maternidade Oase de Timbó será Unidade de Referência Exclusiva da Macrorregião Vale do Itajaí, para o atendimento de adultos acometidos pela Covid-19 a partir do dia 1º de abril de 2020. Todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI) do Hospital ficarão disponíveis para atender os pacientes vítimas do vírus.

Em coletiva na tarde de ontem,(01/04) em Timbó com o prefeito e dirigentes da área da saúde e do hospital, foram esclarecidas algumas questões referentes a essa decisão:

Atualmente o Hospital OASE conta com 10 leitos de UTI. Será ampliada a capacidade imediata para 20, podendo chegar a 40 leitos de forma gradativa, de acordo com a necessidade.

A ideia é ter duas portas distintas de atendimento, sendo uma para os casos suspeitos ou já diagnosticados com a COVID-19 e outra para os outros casos, que então serão encaminhados para outros hospitais da região. Em uma tenda instalada na entrada do Hospital será organizado um centro de triagem para todos os pacientes. A atual estrutura de Pronto Socorro será mantida de forma isolada dos demais setores do hospital. Os pacientes ali atendidos que necessitarem de internação serão encaminhados para os outros hospitais através de ambulância com acompanhamento medico.

O Hospital OASE, em parceria com os municípios atendidos, irá instalar um segundo pronto-socorro, este exclusivo para os pacientes que apresentarem sintomas do coronavirus. A medida se faz necessária para garantir a proteção de todos.

A maternidade do Hospital OASE (inclusive os profissionais de saúde) e os atendimentos clínicos serão todos deslocados para o Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros, que fica a oito quilômetros da atual estrutura. O objetivo é garantir que os recém-nascidos, as gestantes e os pacientes clínicos não tenham contato com pacientes contaminados pelo vírus, garantindo desta forma mais proteção.

Os pacientes vítimas de traumatismo grave (como acidentes) serão encaminhados para os hospitais Beatriz Ramos, de Indaial, e Hospital Rio do Testo, de Pomerode.

Os atendimentos de outros problemas clínicos e cirurgia em geral de urgência serão remanejados para os hospitais Dom Bosco de Rio dos Cedros e Rio do Testo de Pomerode;
Todas as demais unidades hospitalares dotadas de UTI não ficam desoneradas de atender e internar pacientes Covid-19, sendo consideradas Unidades de Referência Não exclusivas.

O Hospital OASE conta atualmente com 18 respiradores, sendo 15 usados para área hospitalar e mais três equipamentos no pronto-socorro. Com a abertura do segundo pronto-socorro, este para atendimento emergencial dos suspeitos com coronavírus, será necessária a compra de mais dois respiradores. As prefeituras da região, em parceria com o hospital, irão viabilizar essas aquisições.

Fonte:Coletiva Imprensa Prefeitura Timbó / Foto: Divulgação Oase

error: Conteúdo Protegido !!