Idoso é resgatado pelos Bombeiros após colisão frontal entre carros em Gaspar
Na manhã desta segunda-feira (13/07), um acidente de trânsito mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Gaspar. A ocorrência, registrada às 09h04, tratou-se de uma colisão frontal envolvendo dois veículos de passeio na Rua Doutor Nereu Ramos, nas proximidades do Auto Posto Mais, localizado no bairro Coloninha.
Para o atendimento da emergência, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar deslocou três viaturas ao local: o caminhão de Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR-63), a ambulância de socorro (ASU-581) e uma caminhonete de apoio (AR-146). Os veículos envolvidos na batida foram um Renault Clio Sedan e um Citroën C4 Cactus.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Ao chegarem à cena do acidente, os bombeiros realizaram o dimensionamento e o gerenciamento de riscos, além de estabilizar os automóveis. A guarnição constatou que o condutor do Citroën, um homem de 51 anos, já estava fora do veículo, caminhando pelo local. Ele conseguiu sair por meios próprios, não apresentava lesões aparentes e recusou o atendimento médico e o encaminhamento ao hospital.
A situação exigiu maior atenção no segundo veículo. O motorista do Renault Clio, um idoso de 64 anos, permanecia no interior do carro. Ele estava consciente, orientado e sem ferimentos visíveis, mas queixava-se de dores na coluna cervical. Em uma atitude correta de primeiros socorros, a vítima relatou aos bombeiros que não havia saído do veículo antes porque foi orientada por populares a não se movimentar até a chegada dos profissionais especializados.
Com as portas do automóvel já abertas, a equipe de resgate procedeu com a extração segura do motorista. Foi utilizada uma maca rígida em um ângulo de aproximadamente 30 graus, além de equipamentos de imobilização como colar cervical, meia maca e maca rígida longa.
Após ser devidamente protocolado e estabilizado, o idoso foi conduzido pela ambulância ASU-581 ao Hospital Santo Antônio, em Gaspar, onde passou por avaliação médica detalhada. O trânsito intenso na via foi controlado com o apoio de uma equipe do DITRAN, que realizou a sinalização do perímetro e garantiu a segurança durante toda a operação de socorro.
Fotos: Divulgação / CBMSC
