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Incêndio que atingiu fábrica de bicicletas de Blumenau completa um ano; relembre

A criança que está dando as primeiras pedaladas na praça do bairro, o adulto que diariamente escolhe ser ciclista para se locomover da ida à volta do trabalho e jovens que fazem do ciclismo uma atividade nos momentos de lazer, talvez nem saibam, mas podem estar conduzindo uma bicicleta que faz parte da história de resistência e continuidade da Free Action, empresa montadora das bicicletas Free Action, Status e Mormaii, que neste dia 7 de julho encara o marco de 1 ano daquele que foi o maior incêndio nos registros da cidade de Blumenau. Durante as 27 horas de trabalho dos bombeiros no combate ao fogo não era possível contabilizar as perdas, mas de um dia para outro o parque fabril de 14 mil metros quadrados, milhares de componentes entre aros, pneus e quadros e as 30 mil bicicletas em estoque, prontas para serem distribuídas para clientes de todo o Brasil não existiam mais. O cenário aparentava o fim, mas a decisão de persistir já estava tomada e após 12 meses de trabalho com foco na não ruptura com clientes e continuidade no mercado, a Free Action agora quer voltar a crescer.

“Quatro dias após o incêndio um time estratégico já estava junto comigo, planejando a retomada e paralelamente fazendo o levantamento da situação. Também tivemos uma equipe com trabalho focado no gerenciamento do fato, orientando nossos colaboradores, atendendo os órgãos públicos de segurança, conversando com a comunidade, comunicando a mídia e abastecendo de informações nosso licenciante, credores, fornecedores e nossos clientes”, comenta o diretor-geral e proprietário da Free Action Vanderley Schappo.

Estratégia de permanecer produzindo

É possível considerar que os 20 anos de experiência no ramo e o relacionamento conquistado no mercado foram pontos fundamentais para desenhar a estratégia. Nos primeiros 30 dias após o fato, decisões difíceis foram tomadas: não houve nenhuma demissão motivada pelo acidente e os colaboradores foram colocados em férias coletivas. Das centenas de modelos e bicicletas antes desenvolvidas e que estavam com produção vigente, houve uma redução drástica de mix e duas novas coleções mais enxutas, com 20 modelos cada, foram desenvolvidas e apresentadas. Uma triagem também foi feita para quantificar estoques nos pontos de venda e elencar a prioridade de abastecimento de cada um dos clientes para projetar o volume de produção.

Com a fabricação de quadros descentralizada em outros pontos do país e alinhamento de prioridades com os fornecedores, foi também extremamente importante a instrução e adaptação dos colaboradores à nova realidade do negócio. Daquele momento em diante as equipes produtivas não tinham mais a estrutura que muitos deles estavam acostumados há 3, 5, 10 anos e muitas atividades que tinham respaldo de maquinários passaram a ser manuais. Houve muita comunicação direta e transparente com os profissionais no período de adaptações.

Na trilha íngreme contra a desconfiança e o pessimismo do mercado

Com mais de mil clientes cadastrados em todo o território nacional e alguns países da América Latina, a Free Action tem histórico de atender estabelecimentos de diferentes segmentos distribuindo bicicletas para lojas especializadas, lojas de artigos esportivos e esportes livres, de brinquedos, eletromóveis, supermercados, megalojas de departamentos e grandes redes varejistas, e viu um desafio no movimento de resistência e continuidade após o incêndio, tendo que se adaptar também ao cenário econômico, que indicava retração do setor.

“Fizemos um trabalho muito dedicado de conversar e planejar o negócio junto com os nossos clientes. Trouxemos muitos deles até aqui, para que visualizassem o que estávamos fazendo e nas conversas olho no olho percebessem nosso comprometimento e que tínhamos condições de continuar atendendo, sem haver rupturas, pois para grandes operações varejistas a troca de fornecedores tem grande impacto”, relembra o empresário.

Outro ponto essencial foi manter os serviços de montagem e garantia aos clientes e consumidores. Foram realizados alinhamentos importantes com todo o ecossistema de profissionais que atuam em parceria com a Free Action no Brasil. Esses alinhamentos serviram para manter o compromisso com os mais de 400 profissionais dos postos autorizados e serviço de atendimento técnico e assegurar o atendimento gratuito de garantia e montagem para todos consumidores das marcas Free Action, Status Bike e Mormaii.

Embaraços jurídicos e administrativos

Até o dia do fatídico incêndio a sede da Free Action estava estabelecida em um espaço alugado no complexo de galpões do antigo Celeiro do Vale. A edificação com mais de 30 mil metros quadrados era compartilhada com outra empresa.

O Laudo Pericial do Setor de Engenharia Forense da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina foi concluído e tornado público somente 3 meses depois, apontando como zona de origem do incêndio o segundo andar do prédio, no espaço usado pela outra empresa.

Ambas empresas eram asseguradas e atualmente todos os processos administrativos em torno destes seguros seguem o curso normal e há etapas que ainda demandam tempo para conclusão total. Do lado jurídico também há trâmites e processos respectivos ao incêndio, que envolvem as empresas, as seguradoras e outros envolvidos, sendo considerados de praxe no âmbito empresarial.

Mesmo com toda a perplexidade em torno das perdas sofridas, dos embaraços jurídicos e administrativos e das próprias incertezas vindas do cenário econômico, a Free Action tem passado pelo pós-incêndio com tranquilidade em relação aos pareceres dos órgãos competentes, pois estava com todos os protocolos internos de segurança corretos.

Projetando o negócio para futuro

Ainda em julho a Free Action completará 19 anos. Grande parte dessa trajetória tão próxima do marco de duas décadas sempre teve respaldo de uma estrutura robusta de industrialização interna própria, que precisou ser repensada nesses últimos meses. As metas de produção e comercialização estão planejadas para a média de 60 milhões e o trabalho está focado para alcançar este resultado. Portanto, a partir de agora a estratégia é honrar tudo o que foi conquistado no passado, superar os desafios do incêndio e projetar o negócio para ser cada vez mais rentável e inovador, buscando ampliar o espaço no mercado.

Reconhecida no setor especializado de bicicletas, principalmente pelos produtos da marca Status e consolidada no segmento de mobilidade e lazer com produtos da marca própria Free Action e da marca licenciada Mormaii, a empresa tem atualmente à disposição dos consumidores 50 diferentes bicicletas que integram a coleção 2023, compostas pelas linhas Mountain Bike (MTB) nos aros 16, 20, 26 e 29, Transporte e Full com opções em aro 26 e Cross em aro 20. Há também a previsão de 5 novos lançamentos para os próximos meses.

“Na corrida para lançarmos novos produtos após o incêndio, mantivemos conosco o princípio de que a bicicleta é um veículo, portanto a segurança é inegociável e a qualidade sempre essencial. Conduzimos o desenvolvimento da coleção para entregar bicicletas de ótimo custo benefício, cada uma contando com projetos que apresentem diferenciais na comparação com outros produtos nas mesmas categorias.

Loja de Fábrica já tem previsão de retorno

A comunidade de Blumenau e cidades próximas tem a tradição de prestigiar lojas próprias das fábricas estabelecidas na região e não era diferente com a Loja de Fábrica da Free Action, que tinha uma operação significativa para a empresa, tanto pelo caráter histórico de proximidade com a comunidade, quanto pelo giro de vendas. Dentro do planejamento já havia previsão de retorno, que deve acontecer no próximo mês.

O espaço contará com showroon de toda a coleção atual das marcas da empresa e ficará localizado junto da atual sede da Free Action, que está estabelecida na edificação de número 533, na rua Dr. Fritz Müeller, no bairro Salto, em Blumenau.

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